Como construir um portal para outra dimensão

Como construir um portal para outra dimensão

Você já se perguntou como seria viajar para outra dimensão? Ver mundos além do nosso e explorar os mistérios do multiverso? Bem, você não está sozinho. Muitos cientistas e engenheiros ficaram fascinados com a ideia de criar um portal que pudesse nos conectar a realidades paralelas, e alguns deles até tentaram fazer isso acontecer.

Nesta postagem do blog, veremos algumas das teorias e experimentos que foram propostos ou conduzidos para construir um portal para outra dimensão e os desafios e riscos envolvidos em tal projeto. Também discutiremos alguns dos possíveis benefícios e aplicações de ter acesso a outras dimensões, bem como algumas questões éticas e filosóficas que surgem a partir deste tópico.

O que é um portal?

Um portal é um dispositivo ou fenômeno hipotético que pode criar um atalho ou buraco de minhoca entre dois pontos no espaço e no tempo, ou entre dois universos ou dimensões diferentes. Um portal pode ser natural ou artificial, estável ou instável, fixo ou móvel, visível ou invisível, e assim por diante. Dependendo do tipo e das propriedades do portal, ele pode permitir que diferentes tipos de matéria, energia, informação ou mesmo consciência passem por ele.O que é uma dimensão?

Uma dimensão é uma maneira de descrever a estrutura e as propriedades do espaço e do tempo. Na física, geralmente assumimos que vivemos em um espaço-tempo quadridimensional, onde três dimensões são espaciais (comprimento, largura e altura) e uma dimensão é temporal (tempo). No entanto, algumas teorias sugerem que pode haver mais de quatro dimensões e que algumas delas podem estar escondidas ou enroladas em escalas muito pequenas.

Uma das teorias mais populares que propõe dimensões extras é a teoria das cordas, que postula que as partículas fundamentais da natureza não são pontuais, mas minúsculas cordas vibrantes que existem em 10 ou 11 dimensões. Conforme a teoria das cordas, seis ou sete dessas dimensões são compactadas, ou enroladas em si mesmas em formas complexas chamadas variedades de Calabi-Yau, enquanto as quatro dimensões restantes são grandes e observáveis. Outra teoria que envolve dimensões extras é a teoria M, que é uma generalização da teoria das cordas que unifica todas as suas cinco versões. A teoria M sugere que existem 11 dimensões no total, e que uma delas é uma grande dimensão extra que pode acomodar membranas ou branas. As branas são objetos estendidos que podem ter várias dimensões, como cordas (branas unidimensionais), membranas (branas bidimensionais) ou até mesmo nosso próprio universo (branas tridimensionais).

Como construir um portal?

Existem várias formas hipotéticas de criar um portal para outra dimensão, dependendo da natureza e do número de dimensões envolvidas. aqui estão alguns exemplos:

 Usando buracos de minhoca: Um buraco de minhoca é uma solução teórica da relatividade geral de Einstein que descreve uma conexão semelhante a um túnel entre duas regiões do espaço-tempo. Um buraco de minhoca poderia ligar dois pontos em nosso próprio universo, dois universos diferentes ou duas dimensões diferentes. No entanto, os buracos de minhoca são muito instáveis e requerem formas exóticas de matéria ou energia para mantê-los abertos. Além disso, os buracos de minhoca podem não permitir viagens causais, o que significa que só podem ser usados para comunicação ou observação, não para transporte.



– Usando buracos negros: um buraco negro é uma região do espaço-tempo onde a gravidade é tão forte que nada pode escapar dela, nem mesmo a luz. Algumas teorias sugerem que os buracos negros podem conter singularidades, pontos de densidade infinita e curvatura onde as leis da física são quebradas. É possível que essas singularidades funcionem como portas de entrada para outros universos ou dimensões, mas não há como verificar essa hipótese. Além disso, entrar em um buraco negro seria extremamente perigoso e provavelmente fatal, pois encontraríamos forças extremas de maré, radiação e dilatação do tempo.- Usando o emaranhamento quântico: O emaranhamento quântico é um fenômeno em que duas ou mais partículas compartilham um estado quântico e se comportam como um sistema, mesmo quando estão separadas por grandes distâncias. Alguns pesquisadores propuseram que o emaranhamento quântico poderia ser usado para criar portais quânticos que podem transmitir informações ou mesmo matéria entre duas partículas emaranhadas. No entanto, essa ideia enfrenta vários desafios, como manter a coerência e evitar a decorrência do estado emaranhado, garantir a fidelidade e segurança da transmissão e superar o teorema da não clonagem e o teorema da não comunicação.

– Usando branas: Como mencionado anteriormente, as branas são objetos que podem ter várias dimensões e existir em espaços de dimensões superiores. Alguns modelos sugerem que nosso universo é uma brana tridimensional embutida em um volume de dimensão superior. É possível que existam outras branas no volume que possam representar outros universos ou dimensões. Nesse caso, criar um portal entre eles exigiria encontrar uma maneira de mover ou colidir nossa membrana com outra membrana. Isso poderia ser feito manipulando a gravidade ou outras forças no volume, mas isso exigiria enormes quantidades de energia e tecnologia além de nossas capacidades atuais.

 

 

 

 

 

 

 

About Author

Deixe uma resposta

error: Esse conteúdo é protegido