Viagem no tempo

Viagem no tempo

Você já se perguntou como seria viajar no tempo? Será que é possível alterar o passado ou o futuro com as nossas ações? Será que existem universos paralelos onde as coisas são diferentes do que conhecemos? Essas são algumas das questões que fascinam a humanidade há séculos, e que inspiraram diversas obras de ficção científica, como livros, filmes e séries.

Mas o que a ciência diz sobre a viagem no tempo? Será que ela é apenas uma fantasia ou há alguma base teórica, ou experimental que a sustente? Neste post, vamos explorar alguns dos conceitos e paradoxos envolvidos nesse tema, e ver o que a física moderna tem a dizer sobre ele.

O que é o tempo?

Antes de falar sobre viagem no tempo, precisamos entender o que é o tempo. O tempo é uma das grandezas fundamentais da física, que mede a duração dos eventos e a ordem em que eles ocorrem. O tempo é relativo, ou seja, depende do referencial do observador. Isso significa que dois observadores em movimento relativo reciprocamente podem medir tempos diferentes para o mesmo evento.

Essa ideia foi proposta por Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Especial, publicada em 1905. Nessa teoria, Einstein mostrou que o tempo se dilata, ou seja, passa mais devagar, para um observador em movimento em relação a outro. Quanto maior for a velocidade do observador, maior será a dilatação do tempo. Esse efeito foi comprovado experimentalmente por diversos experimentos, como o dos relógios atômicos em aviões.

Além disso, Einstein também mostrou que o tempo é afetado pela gravidade. Na sua Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915, ele descreveu a gravidade como uma curvatura do espaço-tempo causada pela presença de massa. Quanto maior for a massa de um corpo celeste, maior será a curvatura do espaço-tempo ao seu redor. Essa curvatura faz com que o tempo passe mais devagar perto de um corpo massivo do que longe dele. Esse efeito também foi comprovado experimentalmente por diversos experimentos, como o da deflexão da luz de estrelas distantes pelo Sol.

 



Portanto, podemos concluir que o tempo não é absoluto, mas depende do estado de movimento e da posição do observador. Isso abre a possibilidade de existirem situações em que o tempo pode ser invertido, ou seja, em que um observador pode viajar para o passado ou para o futuro em relação a outro.

7 Um rádio telescópio é um instrumento que capta ondas de rádio emitidas por fontes cósmicas, como estrelas, galáxias e buracos negros. Essas ondas são convertidas em sinais elétricos que podem ser analisados por computadores e transformados em imagens do céu. Os rádios telescópios permitem aos astrônomos estudar fenômenos que não são visíveis na luz óptica, como pulsares, quasares e radiação cósmica de fundo.

Os rádios telescópios podem ter diferentes formas e tamanhos, dependendo da frequência das ondas que querem captar. Alguns são antenas parabólicas gigantes, como o FAST na China, com 500 metros de diâmetro. Outros são conjuntos de antenas menores distribuídas por uma grande área, como o ALMA no Chile,, com 66 antenas espalhadas por 16 quilômetros. Esses conjuntos funcionam como um único rádio telescópio virtual, com uma resolução muito maior do que uma antena isolada.

 

About Author

Deixe uma resposta

error: Esse conteúdo é protegido