Olá pessoas, tudo bem? Sabe aquele pensamento que se forma na sua cabeça e você precisa destrinchar numa postagem? Ops! Sem teoria complexa, sem milhões de livros, vamos para a simplicidade. O mundo desde os primórdios da história da humanidade viveram em grupos, pois é a partir da relação de grupo que os membros se fortalecem, certo? Os homens pré-históricos ou aqueles que viveram antes da invenção da escrita, inicialmente já viviam formando esses grupos e participavam ativamente de grupos para desenvolver as habilidades, as artes desenhadas nas cavernas demonstram um pouco essa ideia, mesmo que eles não possuir um celebro evoluídos, cheio de sinapses, e com grande volume de massa cinzenta, as suas práticas diárias já era possível entender a importância dos grupos, com o passar dos milênios a ideia de grupo já foi sendo fortalecida e entendeu -se que o sujeito “isolado” não desenvolvem habilidades, participativa dentro de um grupo maior que seus membros se fortalecem com as trocas de experiência e habilidades. Posso dizer que “a modernidade” fez com que esses grupos criasse outros modelos.
Com isso a sociedade foi se ajustando até chegar no “ideal” relacionada a uma Ética geral moldada pela moral. O aceitável deve está associado a uma sistematização que organizamo em dois blocos: os aceitáveis, corretos, e os rejeitados e incorreto. Essa ideação revelam o que pode e o que não pode dentro de uma sociedade. Pode se dizer que os pensar social está conduzido a partir de um padrão. Bom! Qual a relação com a economia? Vivemos num país onde a organização retida pelo sistema vigente organizam em classes, mas está relação torna se importante para a conjectura social impactada pela organização da Érica e moral. Por a padronização ser importante para a economia? Com o surgimento dos meios de comunicação fortaleceu ainda mais a importância de padrão social/econômico. Por quê? A princípio podemos verificar a propaganda, ela está recheada de anúncios, e imagens visuais, auditiva que agem diretamente no comportamento dos espectadores.
Quem nunca sentiu se a “necessidade” de comprovar algo só porque assistiu um bom anúncio? Ou que assistiu uma novela, uma série e quis se vestir igual ou ter o mesmo produto por que um determinado ator e atriz se vestem ou utilizam aquele determinado produto? A ideia de padronização socioeconômica parte desse princípio para poder vender ou divulgar uma marca é necessário, que estejam padronizados para receber esse tipo de produto, caso ao contrário não existirá sucesso no comércio. Um produto gerado precisa alcançar a todos. Deixando evidente que esse padrão parte de ideologia voltado a organização social para que todos vivam da mesma forma e comuna os mesmos produtos, claro que há diferenciação dentro dos grupos, pois o nosso celebro é similar e não igual, devido a isso “grupos” podem se desviar do “correto”, ou seja, é errado ou certo você usar um tipo de camisa, perfume ou tv? Por isso que os grandes produtores tendem ainda mais compreender o comportamento social para que o produto alcance muito mais pessoas.
A ideia de hoje está relacionado ao estudo da neurociência aplicado a economia. Atende pelo neuromarketing que visam estudar partes específicas do celebro do indivíduo para que entendem o que a sociedade” precisa consumir” e chegar no ideal, no padrão.e qual o melhor marketing? Penso que seja aquele que fisga o cliente, aquela música que não sai da cabeça, do filme que é muito comentado, ou do produto que não pode faltar em sua casa. Com o advento da internet desde os anos 2000 vem fortalecendo essa sistematização para “pegar” mais clientes possíveis. É uma jogada muito bem pensada. O que atraem ainda mais alguém para consumir o seu produto?
Um discurso, áudio ou imagem bem elaborada, cheia de recursos do marketing e com bom investimento em compartilhamento e publicação paga. A ideia de um influenciador digital (estou anos-luz de ter esse poder, mas essa nova profissão surgiu para esse propósito) Já vem em si, atribuídos com os recursos já citados, desde princípios e morais, baseado nas suas conjecturas e formação cultural do sujeito, até a modernidade da era globalizada e pós-moderna. O poder que estes influentes tem é muito eficaz para a economia atual, pois devido à credibilidade (princípios e valores desse indivíduo) torna quer produto divulgado por eles “confiável” e aceito pela sociedade com poder da internet cresce. Nas mãos de quem pode influenciar torna eficaz qualquer divulgação, porém corre um grande perigo para marca ou produto se caso este influenciador “repudiar” um produto e é possível até cair na ideia de um “cancelamento” e seus seguidores. abandoná-los. Tornando a sua marca “rejeitada” pela sociedade.