Astrofísica o que é?

Você já se perguntou como os cientistas estudam o universo e os diversos corpos celestes que o compõem? A resposta é: Astrofísica! A Astrofísica é o ramo da Astronomia que se dedica ao estudo do universo por meio de aplicações das leis da Física e da Química. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa ciência fascinante e suas principais ferramentas, objetivos e ramos.

A Astrofísica utiliza diversos instrumentos astronômicos para fazer análises físicas do universo. Alguns dos mais importantes são os telescópios, que permitem observar a luz emitida por estrelas, galáxias e outros objetos cósmicos; os radiotelescópios, que captam as ondas de rádio provenientes do espaço; os polarímetros, que medem a polarização da luz; e os telescópios espaciais, que orbitam fora da atmosfera terrestre e podem detectar radiações que são bloqueadas pelo ar.

O desenvolvimento da Astrofísica ocorreu de forma mais satisfatória a partir do século XVIII, quando a maior parte dos aparelhos astronômicos já havia sido inventada. No entanto, essa ciência está sempre em evolução e buscando novas tecnologias para ampliar o conhecimento sobre o universo. Um exemplo é o telescópio espacial James Webb, que será lançado em 2023 e substituirá o telescópio Hubble. Esse novo telescópio ficará posicionado a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra e possibilitará a visualização de regiões desconhecidas do universo, como as primeiras galáxias formadas após o Big Bang.

Os objetivos da Astrofísica são a determinação da temperatura, estrutura física, composição química, forma de geração de energia, idade e evolução dos inúmeros corpos celestes dentro e fora do nosso Sistema Solar. Para isso, ela se baseia nas leis da Física e da Química, como a mecânica clássica, a relatividade geral, a termodinâmica, a óptica, a eletricidade e o magnetismo, a física nuclear e a física quântica.

A Astrofísica se divide em vários ramos, de acordo com o tipo de radiação ou fenômeno observado. Alguns dos principais são:

– Astrofísica de altas energias: estuda os raios-X e raios gama emitidos por corpos celestes muito quentes ou energéticos, como buracos negros, pulsares e supernovas.
– Astrofísica óptica e infravermelho: observa as radiações eletromagnéticas emitidas por estrelas e galáxias na região do infravermelho e do visível do espectro eletromagnético.
– Radiofísica: desenvolve pesquisas astronômicas a partir de dados colhidos por meio de radiotelescópios. Um exemplo é o projeto Event Horizon Telescope, que conseguiu obter a primeira imagem de um buraco negro em 2019.
– Física do meio interplanetário: investiga os efeitos da atividade solar desde as proximidades do Sol até a órbita de Júpiter. Um exemplo é o estudo das auroras boreais e austrais, que são causadas pela interação do vento solar com o campo magnético terrestre.
– Ondas gravitacionais: campo que analisa as ondas geradas no espaço-tempo por meio da colisão de corpos celestes muito massivos, como buracos negros ou estrelas de nêutrons. Um exemplo é o projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), que detectou pela primeira vez essas ondas em 2015.

A Astrofísica é uma ciência que nos permite conhecer melhor o universo em que vivemos e nos maravilhar com suas belezas e mistérios. Se você se interessa por esse assunto, existem vários cursos online gratuitos que podem te ajudar a aprender mais sobre essa área. Um deles é o Astrofísica para Todos, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que aborda temas como origem e evolução do universo, formação das estrelas e dos planetas, buracos negros, cosmologia moderna e muito mais. Que tal se inscrever e embarcar nessa viagem pelo cosmos?

About Author