World Wide Web




          A web se tornou ferramenta primordial na vida das pessoas. Século 21, é difícil alguém não ter ouvido falar de acesso a “web” html, download, baixar e WWW (World Wide Web). Porém a internet não esta é acessível a todo o mundo, cerca de 60% da população mundial não navegam, percebe-se que ela não está globalizada como pensávamos. A internet é possível hoje devido a esforços de vários gênios por  áreas do conhecimento como: os matemáticos, programadores, engenheiros de softwares, cientistas computacionais e outros que não mediram esforços para construir as máquinas interpretadoras de códigos, e até mesmo as linguagem que usamos hoje. Os Software e Hardware que deram vida a esse novo mundo.




         O funcionamento da web é bastante compreensivo, e simples de se entender (basicamente), basta construir um pequeno arquivo index.html com algumas das linguagens padrão da web (PHP, ASP, HTML) e alocar (upload- subir o arquivo, contrário de download- baixar arquivo) no servidor que você terá uma página online que pode ser acessada no mundo inteiro. A comunicação é bastante simples se dando entre cliente-servidor (gerado pelo comunicação do IP). Essas páginas são acessadas por software (browser) que executa o script no servidor  enviando informações para o usuário que se comunica com o arquivo .html alocado no servidor, chamaremos isso de navegação.




Cliente-Servidor




             Apesar de que tudo isto se referir ao conteúdo que chamamos de superfície dá-se esse nome as páginas que estão indexadas aos motores de busca tradicionais (Google, Yahoo, Bing), que seria a “internet” que usamos  diariamente. O que não sabemos é que existe toneladas de páginas “soltas” por ai que não são acessadas pelos navegadores tradicionais. Outras páginas que estão fora da superficie é conhecida por Deep Web, ou internet profunda, black web, devidos aos seus endereços estar criptografado (i2p) e pela dificuldade de ser rastreada, neste mundo encontra-se inúmeras informações boas e proibidas.

A ponta do Iceberg refere-se a internet que usamos a comum. A parte que esta no fundo do oceano seria a internet profunda.
A ponta do Iceberg refere-se a internet que usamos a comum. A parte que esta no fundo do oceano seria a internet profunda.

       Segundo a universidade da Califórnia a Berkely, especula-se que a deep web possui 7500 terabytes de páginas, isto equivale a (7.680.000 gigabytes) de informações, possui formatação bem diferente da superfície (dinâmico, privado, texto não html, isolado, contextual, scripts) sendo assim bastante difícil rastrear, ficando oculta, porem 99% de anonimato, esses tipos de páginas são acessados com várias técnicas, e a sua maioria estão ligado à rede “tor” e outros a maioria dos seus servidores são internacionais.




        A deep web, ganhou vários noticiários nos últimos anos, com a “subida” de  vários web site que vieram da internet profunda no caso do wikileaks que subiram para a superfície, gerando uma pequena agitação no mundo web. Na próxima postagem continuaremos a aprofundar-se nesse mundo virtual gigantesco que é a Web ou Deep Web,  deixando essa pequena explanação (básica) e revendo algumas funcionalidade e mecanismo que os usuários mais experientes utilizam. Ate!!!




Facebook Comments

1 thought on “World Wide Web

  1. Bom texto!! A deep web ficou conhecida do publico recentemente. Porem ela esta tão comum quanto a superfície. Mas existe vários problemas que ela acarreta como os vírus, a cada acesso uma tonelada de trojan vem acompanhado. Kkkk valeu Rô!! até mais..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *