Segurança e Internet Profunda.

Escrever sobre tecnologia é um deleite, poxa como gosto de pensar sobre isso. Mesmo não tendo muita informação ou formação para me classificar com “entendido” no assunto, mas tenho consciência que nada me impede de buscar, ler e adquirir informação sobre qualquer área, posso escrever sobre qualquer coisa sem a necessidade de um papel timbrado reconhecido como diploma.

Estar seguro na web ainda é um conceito falho que precisa ser trabalhado em demasia, este conceito não se encaixa nos moldes dos tempos da contemporaneidade.  Se pensarmos nos dias de hoje a tecnologia vem até nós no intuito de trazer facilidade e “segurança”, mas a cada ano que se passa estamos mais convencidos que não há segurança? Nós estamos vivendo no auge da tecnologia e ainda sentimos a necessidade de “segurança”? Investimos cada vez mais, porém nunca estamos satisfeitos e realmente seguros.

Antigamente antes do advento da tecnologia no período do pós-Guerra Fria e Mundo Globalizado a ideia de insegurança perpassava outros ideais, um “ladrão” para que pudesse “invadir” a sua casa deveria dirigir-se ao local e furtar seus pertences, hoje isso não é bem assim. Os bandidos também usufruíram da liberdade tecnológica, hoje “o bandido não precisa ir a sua casa para pegar seus dados, basta que tenha um divice ligado a alguma rede” e saiba manusear algumas linguagens de programação e conheçam muito bem pelo menos dois sistemas operacionais (Windows a maioria dos usuários utilizam e versões do Linux por ser mais seguro) para que possam roubar todos os seus dados pessoais e que estejam salvos na rede.

Estamos cansados de ler textos sobre segurança de computadores e como podemos melhorar as nossas, com atualizações e outros macetes. Para refletirmos devemos entender o básico da rede mundial de computadores e o primeiro passo para entender os crimes cibernéticos hoje é compreender que há pelo menos duas divisões de acesso à rede: aqueles que estão na superfície (Surface Web) em que as páginas estão indexadas a buscadores como: Google, Yahoo e Bing e aquelas que estão soltas na rede profunda. (Deep Web) Esta última um pouco mais difícil de ser encontrada, pois o domínio em que estão são criptografados com  o exemplo hhtp://zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page (endereço real) por isso você precisará de navegadores específicos, os navegadores habituais não conseguem ler os endereços encritpografados.

É bem simples, você pode ter acesso a Deep Web a qualquer momento, desde que saiba ler em Inglês, saiba baixar o navegador e tenha uma conexão com à internet, porém ao acessar a navegação nas páginas já exigirão que saiba pelo menos o Inglês ou (Árabe, Turco e Russo línguas comuns por lá) para compreender o assunto tratado e para não entrar em fóruns de Cyber-terroristas.

Ao navegar pela rede profunda você pode encontrar inúmeras páginas que estão sem funcionamento ou que possuam terminologia desatualizadas, o acesso exige que tenha tráfego de dados constante e de alta velocidade, a conexão tende a ser bem lenta, sendo que isto é necessariamente uma forma de proteger o usuário, o navegador trocará de IP constantemente, geralmente em conjunto de 05 Proxys de países diferentes e bem distante um do outro.

A Internet Profunda funciona como um lugar bem inóspito, aqui você poderá encontrar muitas coisas ruins e geralmente aquilo que desagrada ao ser humano de bem: muitas mortes contratadas geralmente por Hitman, prática de necrofilia, exumação de cadáveres ou uma rede gigantesca de drogas e sites de armas, terroristas de todas as especificações e fórum 4chan que são comuns a ativistas Hackers/Cracker. A Deep Web é bastante usada em países que possuem regimes comunistas (não é o Brasil rsrs) e que o acesso à internet é bem restrito ou controlado.

Hoje em dia a Deep Web não é mais considerada um TABU e que o conhecimento sobre tal rede seja de ato criminoso, acessá-la não predispõe crime, porém o que você faz lá pode sim, claro que devido a sua criptografia é bem difícil de ser rastreado, mas não se engane, você poderá ser sim preso se te pegarem cometendo ato ilícito na Deep Web, mas fique tranquilo mini-hacker geralmente as apreensões são para “peixes grandes” que possuem anos de crimes na rede e criaram impérios de Drogas ou Armas, tráfico de pessoas e mercado negro de venda de órgãos, o fato de acessá-lo não possui nenhum problema, mesmo por que isto advém da curiosidade que todos nós temos.

O maior problema do usuário estreante na Rede Profunda é a segurança de seus dados, o PC que você esteja utilizando deve seguir algumas recomendações de segurança caso contrário podem levá-lo a ter uma enorme dor de cabeça. Atualização de Software de segurança, os antivírus, antimalweres, redimensionar a sua janela de navegação, deixa-la menor por que alguém que esteja monitorando a sua navegação pode saber o formato de sua tela e proveniente marca e outros atributos, facilitando um ataque, cobrir a câmera do notebook ou web can do pc, como à rede prondunda não é algo confiável, os sites com códigos maliciosos podem infectá-lo com vírus espião e ter acesso a sua câmera.

Outra recomendação é evitar interagir com outros usuários da rede profunda e nunca, jamais confiar em alguém que possa te enviar um link para bate papo ou “convite” para fóruns, é quase 99% que você seja invadido e infectado por vírus altamente destrutivos que danifique seu HD (claro que isso nunca aconteceu comigo rsrsrs) jamais clicar em links que tenha terminologia estranha não habitual como as quais estamos acostumados (PDF, DOC, EXE, PPT), mesmo que estejam com essas terminologias não clique, os arquivos podem estar cheios de códigos maliciosos.

Porém quando você acostuma com a Rede ela não se torna tão ameaçadora, lá tem coisas boas a ser usadas, como biblioteca com inúmeros livros raros em diferentes formatos, você poderá criar um blog rsrs rádio online e fazer amizades enviando fotos e dados para a sua comunidade, criar um perfil de rede social. O interessante é que é impossível de ser rastreado deixando claro que seja usuário pequeno, pois é 100% anônimo todas as suas ações, você ainda poderá configurar em seu PC uma máquina virtual ou redirecionar o IP para outro roteador ou máquina rodando um botnet.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *