Quando foi que a modernidade nos entristeceu?.




Se você fazer uma simples pesquisa com uma faixa etária de 10 a 50 anos, e perguntássemos o que a tecnologia  representa para cada um de vocês? o que será que iriam responder?  Com certeza teríamos de cara uma divergência de resposta  e contradições. Provavelmente diriam que é boa, e que a modernidade é sinônimo de progresso, trouxe avanço no meio de comunicação, transporte, informação e ainda que ela transforma vida, proporciona lazer e prazer. Mas será que isso tudo é sinônimo de verdade? não podemos negar a história, é claro que ela contribuiu para o progresso no mundo, mas em quanto a nós seres humanos? perceberam que estamos perdendo um pouco a nossa “humanidade” e cada vez se tornando mais “digitais”, lembro que antes desse progresso, nós éramos mais humanos, será? Penso como era bom quando estávamos afastado da tecnologia, brincávamos na rua com bola até o meio dia até as 12 horas, chegávamos  machucados em casa, nosso pavor era passar aquele “remédio” que ardia nos machucados, mas isso não era empecilho, pois no dia seguinte, fazíamos tudo novamente, provavelmente as crianças de hoje nem imaginam o que isso significa, ou brincar com peão, pega-pega, esconde-esconde , queimávamos muitas calorias e energias, e as 20h já estávamos dormindo um sonho profundo e saudável para as 6 horas iamos acordar para ir a escola, dizíamos que era “chato” mais a quem queremos enganar? nós não víamos a hora de encontrar os colegas para estudar, contar as novidades e brincar, correr e ficar  ansiosos para saber o que o professor iria passar na aula. Vivíamos sem preocupação com nada, mas sabe o que “acho” incrível? dificilmente ficávamos doente, já percebeu? claro!




tínhamos tantas atividades que nosso corpo não se preocupava em ficar doentes.  O legal é que não rezávamos para o dia acabar, e nem sonhávamos em curtidas, compartilhamentos ou popularidade. A nossa atualidade esta contribuindo para perder tudo isso, dificilmente vemos hoje crianças brincando naquela mesma rua que na minha “época” era bastante animada, estamos nos distanciando do que éramos, será que a nossa “felicidade” hoje, é verdadeira? Posso até estar completamente errado, mas o que parece é que, quanto mais avançamos nesse meio tecnológico mas ficamos isolados no mundo “virtual” e estamos perdendo cada vez mais a nossa humanidade, o que é pior estamos perdendo alguns valores que foram herdados da nossa cultura e familia, coisas simples, mas que tinha muito valor: Bom dia, com licença, como está, por favor, posso ajudar, quem abraça  um amigo, pai, avós? Nos dia  de hoje? Pena que a tecnologia está tomando isso da gente nos tornando frios. Pra quê anotar uma data de aniversário na agenda ou cardeno se temos a rede social para lembrar, por que viajar 5 horas para visitar um parente se temos mensagens para enviar instantaneamente, por que jogar bola na rua e no sol quente se temos videogames de alta definição que simula movimentos, pra que ir na casa do amigo para passear e ver a passagem se temos a oportunidade de assistir a mais de 100 canais em HD em nossas tvs. Um dos maiores problemas que marca a geração de jovens ou z, principalmente em países desenvolvidos, é que apresenta altíssimos níveis de obesidade, diabetes, a pratica de comida rápida é uma boa opção de café da manha, almoço e janta, como é delicioso e desce facil. Por que será que as consultas em psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas aumentou durante os últimos anos? e surgimento de doença que nós nem ouvíamos falar nas ultimas décadas. Alguns autores renomados afirmam que o mal do século é a ansiedade por que que será,em nossa epoca ja ouviamos falar de ansiedade? quantas pessoas depressivas surgiu durante os últimos anos.




O pior que alem dos problemas de ordem psicologica temos fisico tambem, pense ai como você se sente quando a internet cai à conexão ou o seu aplicativo preferido para de funcionar? nossaaaaa entramos num estado de abstinência, queremos por que queremos que a net volte, vamos quebrar tudo, ou vamos explosões de raiva sem sentido ou pior é que sofremos com isso, nunca fomos tão tristes, ingratos, insensível ou egocêntricos. Sem mencionar que isto  afeta em todos os sentido e personalidade o que tem de pessoas que querem puxar o seu tapete, ficaria abismado. Não quero de forma alguma condenar a tecnologia precisamos dela para o progresso, o que podemos fazer é o equilíbrio, por que não voltássemos as nossas ações tipicamente humana, mas por que não usar a tecnologia com inteligencia, assistir programas de boa qualidade, que nos faça crescer e sermos pessoas melhores, e não apenas falar que vai mudar, colocar em pratica tudo que pensamos. Sejamos honestos com as pessoas que convivemos isso reflete em bem estar social, o que você ganha querer  humilhar, manipular, destruir? nada! a única coisa que você cria é inimizade, ser menos egoísta, pensar os bons valores leia muitos livros, depois que terminar leia novamente. Fico surpreso quando as pessoas são honestos hoje, quando tratamos com respeito os idosos, ou quando somos sensíveis, nos condenam te taxa de careta, tabareu, besta, sabe de nada que se amostrar ou algo do tipo. Por que o certo e ensinado é humilhar, enganar, trapacear, caluniar,difamar. Em época antes condenaríamos os maus valores tinhamos laços familiar bem mais fortes, não tínhamos tudo que temos hoje, mas pelo menos éramos mais humanos.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *