Obras para os Geógrafos




Bom sabemos que todos os estudantes de ciências humanas devem estar em constante leitura, principalmente quando pensamos geografia, pois, esta  é modificada a todo o momento “atualidade é constante” pensando nisso destaco 6 livros que na minha visão  torna a vida de um geógrafo cada vez melhor..

índice Nesta obra, o geógrafo Milton Santos defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida.





2222

Esta obra busca oferecer um tratamento às relações entre a técnica e o espaço e entre o espaço e o tempo, bases para a construção de um sistema de conceitos, procurando definir o espaço geográfico e seu papel ativo na dinâmica social




ssssA Urbanização Brasileira’ é o sexto volume da Coleção Milton Santos – que traz toda a obra desse geógrafo brasileiro, falecido em 2001 e considerado, tanto no Brasil como no exterior, um dos expoentes da renovação crítica da Geografia. Neste volume (publicado originalmente em 1993), Milton Santos analisa todo o processo de urbanização no Brasil, a partir de seus aspectos sociais, econômicos e territoriais. O livro aborda, com a ajuda de dados e tabelas comparativas entre as épocas, os mais diversos tipos de urbanização e metropolização.




nnnnnn

Este livro é o resultado de um esforço conjunto de reflexão e atualização dos debates da Geografia contemporânea, não só no que diz respeito à reconstrução de seus conceitos fundadores como também nas possibilidades de sua aplicação aos problemas com as quais as sociedades modernas se defrontam. Desta forma, o público ao qual ele se destina compõe-se de profissionais ligados ao ensino superior, aos estudantes de graduação, aos graduados que procuram uma atualização, aos profissionais de outras áreas que se aproximam dessas reflexões, e a todos aqueles que se interessam por problemas que afetam a dinâmica espacial




cartografiaOs autores entendem que os conhecimentos cartográficos devem ser ensinados tendo-se como base a compreensão da lógica da distribuição territorial dos fenômenos, desde que trabalhadas algumas habilidades como a orientação e a localização geográficas (noções, habilidades e conceitos), pois é preciso orientar-se e localizar-se geograficamente a partir da noção de espaço.




geopoliticaAs relações entre território e poder, ou o território como objeto e meio do poder de Estado são o centro da análise de Wanderley Messias da Costa. O autor examina a evolução da ‘Geografia Política e da Geopolítica’ desde os primórdios do século XIX até os dias atuais, procurando enfatizar o modo pelo qual os geógrafos têm concebido e interpretado as questões da política. Neste percurso, dedica-se à análise das idéias dos principais autores que se dedicaram ao tema, dentre eles F. Ratzel, C. Vallaux, Isaiah Bowman, K. Haushofer e Mackinder, discutindo.




Imagens retiradas da Internet..

Boa Leitura!




Facebook Comments

2 thoughts on “Obras para os Geógrafos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *