O que é geografia mesmo?




Será que temos um conceito formado para tal questionamento? penso que sou pequeno para poder defini-la em um conceito, mas qual o seu papel no mundo moderno? quais fatores influenciaram para tal definição? O pensamento que remete a geografia  hoje deve ser entendida por um conjunto de relações proviniente de outras areas (humana,natureza, lógica, e cosmológica). Durante séculos os estudiosos tiveram dificuldade em afirmar sua definição; o primeiro registro que temos é na Grécia antiga “era de ouro” do pensamento filosofico,





onde podemos citar os principais influenciadores: Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu e depois Alexandre o grande, começaram a despertar interesse pelo o estudo de novas terras colonizadas. O conhecimento incrementava as técnicas de navegação, contribuindo assim para atividade comercial intensa.No período de auge do Império Romano, a geografia iria contribuir com mais uma gama de conhecimentos, como por exemplo o chamado “périplo”, ou seja, a descrição dos portos, rotas e escalas que os navegantes da época dispunham para realizar o comércio, tão necessário ao funcionamento do Império.





As explorações realizadas pelos portugueses no século XVI irão dar novo impulso à exploração e conhecimento de diferentes regiões do globo chamaríamos tudo isso no futuro de fases do capitalismo. Elas foram em grande parte inspiradas por obras de viajantes como Marco Polo, que conheceu boa parte do Oriente Médio.Logo após a esses eventos histórico começaram a definir a geografia como estudo da terra e estudo da paisagem (tudo aquilo que nossa visão alcança), o auge nessa época era estudar a relação do homem com a natureza, passando a ter maior importância nas relações sociais . Devemos entender que essa linha temporal é apenas uma breve noção da geo-história  ainda teremos um vasto caminho para a formação conceitual, pensaremos para a próxima postagem uma breve explanação da geografia moderna e globalizada, como ela é vista em outros países e entender que as vezes é tida como polêmica, resgataremos o pensamento de  acordo com a obra de José William Visentini: O ensino de Geografia no século 21. Até a próxima.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *