O nosso Lugar parte III




Sabemos que a tecnologia nos proporcionou uma visão além do que a nossa imaginação poderia chegar. Foi assim, com o surgimento dos satélites, telescópios, computadores quânticos ligados ao altíssimo poder de processamento. Com o surgimento dessas tecnologias obtivemos uma “real” dimensão do espaço que estamos inseridos, ou o cosmos como desejar. Acredito que o pensamento do filosofo grego Sócrates, “Só sei que nada sei”, define muito bem o nosso cotidiano ou o meu, e nos faz perceber o quão somos pequenos.




Hoje, entramos na era de “ouro” da exploração cósmica, questionamos à vida em outros mundos, mas será que em algum lugar muito distante ou em outro universo, não estaria alguém pensando em nós? Fazendo essa mesma pergunta ou nos procurando?. Quem sabe?! Temos várias discussões no campo altamente complexas que tentam explicar essas perguntas através de hipóteses: temos vida em outro lugar? Quem provocou o big bang? E o Bóson de Higgs? Encontraremos uma equação para explicar tudo, é possível uma teoria do tudo? Buraco negro é uma singularidade? Existe buraco de minhoca? E o multiverso, é possível?




São tantos os questionamentos hiper complexos, sem respostas que instigam a curiosidade dos cientistas e nossa pessoas comum. Só em pensar que tudo isso é uma minúscula parcela do cosmos, chega a ser assustador, o incrível é que obtivemos essas informações devido ao Hubble, os diversos telescópios, e milhares de observadores, que compõe o cabedal de informações astronômicas, fico pensando aqui que depois de 2018, quando lançar o novo telescópio com um poder de alcance do que o Hubble, o James Webb, com toda a certeza nos tará muitas respostas e muitas novas indagações, que hoje não entendemos muito bem. O que se refere a “Massa escura”? Que é ainda uma icógnita, não conheço e nem tenho competência para discuti-la, mas como um bom curioso, ficarei atento.




O James Webb demonstrará o que está atrás das cortinas de massa e poeira cósmica, afirma os Enbenheiros da Nasa, as galáxias e  conjuntos de sistemas solares. O quão a ciência irá crescer quando tivermos essas respostas?, e o quanto irá chocar os habitantes do planeta terra quando descobrir que existe vida em vários planetas. Muitos acreditam que as primeiras manifestações de vida além terra será simples como vírus ou bactérias, eu não, a maior dificuldade que os exploradores de planeta procuram hoje, nao é necessariamente uma vida complexa como nós humanos, ou animais e sim, uma bactrria ou vírus.  Quando a ciência astronômica evoluir um pouco mais, descobriremos sim, vida complexa, se terá semelhança com os da terra, não sei. Mas acredito nessa possibilidade.




Por que acredito que chegaremos a esse ponto de descoberta? pelo simples motivo, a ciencia e as teorias evoluiem.. A Astronomia e a Física evoluíram de forma grandiosa, ao ponto de desvendar galáxias, movimentos de planetas etc. O incrível é que novas descoberta muitas das vezes eram consideradas nesta época como Heresia ou Afronta a Igreja católica. Voltando a era gloriosa da Ciência Astronômica, eles entendiam o “ Cosmo” devida a técnica e tecnologia empreendida na época. O Geocentrismo foi uma das mais conceituadas teorias da época, neste tempo descobrimos um pouco sobre os movimentos dos planetas e como eles se comportavam no sistema, essa teoria dava significado e importância ao nosso planeta, éramos o centro do universo e todos os outros astros nos cercavam.

Mas, temos que entender que a ciência avança e a teoria que é complexa suficiente não se sustenta pois a exigência do tempo/época tende a dissipar, e a outra toma o seu lugar. Foi a partir disso que surgiu o Heliocentrismo, que por sua vez, passaria a nossa coroa para o “rei” o nosso sol, o criador, o mantenedor de toda a vida na terra, sim somos feitos de poeira estelar, explosão de supernova, ou legado do cosmo. Porem essa teoria se dissipou com o passar do tempo, Oh! Guerra fria, Oh! Iuri Gagarin, Oh! Neil Amstrong, Oh! Nasa, Oh!Hubble, Oh! Década de 90, deram fim ao Heliocentrismo, o sol passou de rei para anã-amarela, kkk.




Remetendo aquele questionamento sobre a possibilidade de vida em outro planeta, que poderá existir desde que tenha a tecnologia apropriada, tudo isso poderá demorar 10, 50, 100 anos para termos uma resposta, ou apenas passaremos aqui sem obtê-las. Quando pensamos questionar o universo e sua imensidão ficaríamos a mercê.




Mas  aqui, você que  esteja lendo esse post, esteja pensando o cara só defende a ciência e sua ideologia, mas digo caro amigo!! Que vejo os dois lados, não pelo o lado da religião, pois acredito que és falha, mas sim pelo lado da “Fé” do acreditar, ou força que rege todo esse universo, pois o vejo como o administrado de todo o cosmo, ou quem sabe ser o próprio cosmo. Muitos acreditam que a teoria do todo fechará para sempre as portas da fé e religiosidade, outros creem que será a chave para desvendar o pensamento de deus. Cabe a você decidir para qual lado a sua crença te levará, mas acredito que vale a pena a tentativa da reflexão. Pense com inteligência e seu instinto com certeza te levará para o caminho correto, isso não tenho dúvida.

 

 

 




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *