O nosso Lar parte II




Com o descobrimento do ano luz, tivemos a oportunidade de compreender as grandezas que formam o nosso sistema e universo, ao analisar essa nova visão, teríamos uma ideia do nosso lugar neste mundo. O vídeo a seguir demonstra a imensidão do universo, mas deixando claro que isto é apenas um fragmento de toda a grandeza universal.





E aí está sentindo-se pequeno nessa imensidão? É, fiquei assim quando assisti a esse vídeo pela primeira vez. Bom! Já que temos uma pequena ideia, iremos continuar com a nossa jornada. Com o surgimento do telescópio tivemos uma percepção de vários objetos e corpos celestes como: as nebulosas (são pequenos glóbulos achatados de matéria difusa e brilhante) Até o século XX elas eram interpretadas como sendo o processo de formação de estrelas pela condensação de gás ou o que parecia ser um pouco provável como as galáxias. O filósofo Kant, havia se inspirado no fato de que as órbitas dos componentes do sistema solar eram aproximadamente coplanares (Em geometria, um conjunto de pontos no espaço possui coplanaridade, é dito coplanar, se todos os pontos estão no mesmo plano geométrico que confinaria um sistema numa forma achatada.




Em 1924 o astrônomo Hubble utilizou o telescópio mais potente na época provando que muitas nebulosas que eram vistas era de fato, outras galáxias, nesta mesma época, o astrônomo descobriu um fato bem interessante que as galáxias estavam se afastando uma das outras e que na verdade o universo não teria o centro definido,  sendo isto possível devido a teoria da relatividade de Einstein, que por sua vez surgindo a equação mais famosa de todos os tempos E = mc2 (energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado) com isso as teorias que falamos na postagem anterior (geocêntrica e heliocêntrica) estava ficando desgastada, pelo fato de não conhecermos toda esse dimensão do universo com isso pensávamos que o universo era apenas o sistema solar.




Astrônomo Hubble
 Albert Einstein
Albert Einstein
Filósofo Kant
Filósofo Kant

Bom! Da para perceber que essa jornada vai ser bem longa, porem, prazerosa. Já deixo o convite para a leitura dos outros postes do nosso site e agradeço pela paciência por ler os textos, Obrigado e até mais.







Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *