Nossa!! o mundo está um pouco quente hoje?




As mudanças climáticas viraram tema recorrente nas últimas décadas, principalmente na mídia, fala-se muito em aquecimento global, aumento de temperatura e outros. O Brasil, possui uma dimensão territorial em nível continental, e possui várias distribuições climáticas, vegetação desde a caatinga a pradaria do semiárido ao subtropical, tornando assim, difícil de ter uma interpretação especifica. No passado não tínhamos nenhum aparato tecnológico para medir as condições atmosférica, apenas eram feitas interpretações através da observação do céu e as nuvens, porem foi de suma importante para a criação da climatologia.

atmosfera-e-ceu-azul-02

Apesar dos anos a climatologia se tornou sólida, os cientistas têm inúmeras dificuldades de compreender o comportamento da atmosfera, não é difícil que a meteorologia erre de vez enquanto, entre sol e chuva, apesar de que temos tecnologia especifica para tal, computadores, satélites, que fazem registros diários das condições atmosférica em todo o mundo. O que temos hoje no qual se refere a aumento de temperatura é questionada em todo o mundo, e uma das maiores indagações é saber por qual motivo a temperatura aumentou nos últimos 150 anos? O clima varia naturalmente em escala temporais e espaciais. E os resultados são oriundos de pesquisa percebida a partir de registro de bolhas nas geleiras na Antártida




bolhaa

. Nos últimos 400 mil anos, ocorreram várias eras glaciais ou intergaláticas, na qual a temperatura está mais alta 5º C a 6 º C, quando há certo desequilíbrio, como o que ocorreu em milhares de anos, quando a corrente do golfo congelou assolando a Europa por muito tempo, gerando desequilíbrio em outras correntes. Na última era glacial a 20 mil anos a superfície estava a 5ªC mais fria, a terra levou quase 10mil anos para aquecer e entrar na fase inter glacial que chamaremos de haloceno. O nosso planeta atualmente está aquecendo a 0,2º C por década, que significa 50 vezes a mais que o natural. O que está provocando esse aumento é um pouco impreciso falar em tal, devido as inúmeras suposições que temos e controvérsia dos mesmos, mas podemos pensar e deduzir tal problema.

fogo

É notório observar que a análise tempo/histórico a milhões de anos atrás não tínhamos uma população ativa degradadora e as condições eram normais, na pré-história se assim podemos chama-la começaram a descobrir “coisas” que num futuro contribuíram para o que somos hoje, boa e ruim, com o passar do tempo evoluímos, podemos dizer que nossa evolução até a “modernidade” devemos ao “fogo” pois contribuiu para o que chamamos de civilização/sociedade, podem pensar que absurdo Rodrigo de sua parte, pode até ser mas, se não fosse o “fogo” o capitalismo, globalização, e aquecimento global “moderno” não teria existido, o aquecimento do carvão mineral e a combustão foi o marco de tudo isso, pois impulsionou o expansionismo industrial por toda Europa, incentivando a exploração de recursos minerais, vegetais, contribuindo para a produção de carbono, dióxido de carbono e outros gazes que fazem o efeito estufa, causando acúmulos de gazes na atmosfera, por centenas de anos consequência da modernidade/globalização e aumento da produção industrial e consumismo em todo o mundo, a quantidade de lixo que é liberado diariamente é absurdo, no entanto não é de se assustar que em todo mundo os países se reúnem para discutir meio ambiente em conferencias internacionais, apesar de que as “cotas” geram muitas polêmicas durante as ultimas décadas, como foi no protocolo de Kyoto, Rio 92, Rio mais 20 e agora na Franca e aí poluir e produzir ou menos poluir e cuidar do ambiente?




planta            esquema_do_efeito_estufa_reduzido

Em falando em Efeito estufa é bem fácil de compreender imagine que esteja em um local fechado com um cobertor de lã que seria os gazes, quando mais é liberado gazes “cobertor” maior é a temperatura, entrando num processo de evaporação, o mesmo estado “estufa” que encontramos na “domesticação de certas plantas”




Apesar de que há muitas controvérsias em questão do aquecimento global e mudanças climáticas ou buraco na camada de ozônio, é notório que nosso planeta está com uns “probleminhas” pela mesma justificativa que citei, podendo até ser exagero por parte de alguns, mas que dar pra perceber que “algo” não está certo, mudamos sim as nossas ações, e dá pra ver o quanto estamos desesperado em “consertar” o que destruímos, resgatando conceitos antigos como sustentabilidade, ou cuidar do meio que estamos, pois a única fonte que nos fornece a vida, os pequenos hábitos são importantes para a manutenção do planeta ainda é valido resgatar aqueles conceitos, não jogar lixo, não poluir o rio e outros. Acredito fielmente que temos que mudar um pensamento em questão climática ensinar aos nossos alunos que estão na fase infantil a ter essa preocupação, quem sabe educação ambiental nos próximos anos possa ser disciplina curricular nas escolas, só ficar nessa discussão que o aquecimento global existe ou não dará em nada.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *