Meio Ambiente: Conceitos Básicos




Meio ambiente em sua definição consiste em um conjunto de condições e interações de ordem física, química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as formas, sendo  abiótico (Atmosfera, solo e relevo etc..) e biótico (todos os seres que possuem vida). O conceito é bastante amplo pois envolve uma enorme gama de informações e complexidade, devido a integração da relação Homem x Natureza. Vários termos estão integrados ao meio ambiente como sustentabilidade, poluição, degradação, conservação, manutenção ambiental e recuperação..




A poluição está relacionado principalmente a qualidade ambiental, resultante da atividade direta e indireta que afetam a saúde , segurança e o bem estar da população, algumas atividades estão ligadas ao termo, pois consistem na interação antrópica e a natural, isto é um fator resultante da ação humana, bem  evidente no mundo globalizado como por exemplo as emissões de Gáses, ruído, energia, efeito estufa, liberação de Co2 e outros. Porem  a poluição pode ocorrer naturalmente e sem a presença humana,  por não ser considerada “poluição” é pouco debatida, mas as ações naturais como terremoto, desmoronamento, erupção vulcânica, avalanches são formas de degradação ambiental, pois modificam a  paisagem. É definido como poluidor a pessoa física ou jurídica que causa degradação ambiental de forma direta ou indireta. Segundo a política nacional são utilizados alguns instrumentos para a avaliação por parte de estabelecimento ou pessoa:

As empresas devem seguir padrões ambientais




Um padrão de qualidade ambiental é um limite – definido por leis, normas ou resoluções – para as perturbações ambientais, em particular, da concentração de poluentes e resíduos, que determina a degradação máxima admissível do meio ambiente. A normativa brasileira, sobretudo as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fornece marcos legais para subsidiar o controle e monitoramento desses padrões referentes aos temas: ar, água, solo, biodiversidade entre outros

Zoneamento Ambiental ecológico e econômico: Disciplinar a utilização e ocupação dos solos em uma área/ Atividade agrícola e área para preservação ambiental, tal como zonas mistas ou Zonas Urbanas.




Avaliação de Impacto Ambiental: Avalia-se os projetos e atividades dos empreendedores como estudos ambientais e o estudo prévio.

Incentivo a produção tecnológica voltado a melhoria da qualidade ambiental (isso 14001, sistema gerencial ambiental)

Licenciamento Ambiental é a autorização oficial para a realização de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente, geralmente depois de realizado um estudo de impacto ambiental  que prova que aquele empreendimento, operando da forma como está descrito nas condições do estudo, não terá consequências danosas para o meio ambiente




Espaço território ( unidade de conservação) Parque nacional, Parque ecológico (preservação)

Governança Ambiental

A partir de definições, de responsabilidades e das diretrizes voltadas para a avaliação de impacto ambiental e a salvaguarda dos recursos naturais, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) destaca o papel do planejamento racional como instrumento para a consecução de tais finalidades, em benefício das gerações atuais e futuras.

Lei de política Nacional do Meio Ambiente. Lei 6938.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm.




Facebook Comments

1 thought on “Meio Ambiente: Conceitos Básicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *