Já se perguntou o que venha a ser globalização?




Muitas das vezes a mídia (tv, jornal. Redes sóciais e outros), falam sobre esse tema, onde o definem como avanço, progresso, e desenvolvimento tecnológico. A globalização é um processo oriundo do sistema capitalista que por sua vez foi desenvolvido em quatro fases (Comercial, industrial, financeiro e Globalizada). Essas fases foram essenciais para a implantação do sistema “globalização” em todo mundo.
O processo de globalização foi instituído logo após a queda do muro de Berlim no ano de 1989, época em que o sistema capitalista ganhara força no mundo, esse sistema teve como auge, logo após o EUA sair vitorioso na Guerra Fria, que durou décadas em uma disputa ideológica entre os Estados Unidos x URSS. Essa imposição ideológica definiu o rumo que os países iriam tomar durante os anos futuros.




O mundo globalizado pode ser entendido por dois vieses, devido a não definição de um conceito estabelecido e fixo que definam, pois há inúmeros contestamentos por parte dos críticos/Céticos. Por um lado à globalização impulsionou a produção técnico-científica, é óbvio que durante as ultimas décadas tivemos um crescimento tecnológico bem abrangente, alguns gostam de afirmar que tivemos melhorias na comunicação, meio de transporte, e informação. É bastante comum dizer que ela diminuiu o espaço entre os lugares, nos define como aldeia global.
A informação é um fator primordial para discutir a globalização, imagine só tempos atrás, como era difícil sabermos o que estava acontecendo no mundo, demorava-se dias e até meses para conhecermos, hoje, graças a Globalização, nos trouxe a facilidade em obter informação, é incrível como sabemos de todos os acontecimentos em questão de segundos e por vários meios midiáticos.




Sabemos que a globalização no viés do avanço nos trouxe várias facilidades e enormes contribuições para o mundo, sabemos que ela impulsionou o capitalismo, nunca produzimos tanto como hoje, mas sabemos também que existe um lado que podemos chamar de “negativo” ou segundo alguns estudiosos. Os mesmos pontos que destacamos como positivo podemos nos remeter também ao negativo, pense bem, existe um sistema totalmente bom, que não exista nenhum conflito ou indagações?

Podemos começar a destacar o termo “Aldeia Global” o que entendemos por esse conceito? Vivemos todos juntos e iguais, tanto culturalmente ou recebemos as mesmas informações. Questiono será que existe realmente isso? Somos todos iguais? Temos a mesma cultura? É óbvio que não temos apenas uma pequena semelhança em alguns setores, porem não tem igualdade. Um exemplo pratica o Ocidente e Oriente tem caracteriza totalmente iguais? Não, principalmente a cultura a religiosidade, fé e outros.




Um fator importante que devemos levar em consideração é a informação, somos todos informados? Exemplo: Um meio de informação eficaz e veloz é a internet, sistema caracterizado por emaranhados de cabos e que trafegam dados, bem comum no dia de hoje. Ai vem à indagação todo mundo tem acesso à internet? Caro colega de estudo tem que dizer a você que somos pessoas privilegiadas por que temos acesso a internet não quer definir velocidade ou algo do tipo, mas o acesso a esse meio, você sabia que nem todo mundo tem acesso.
Dos sete bilhões de pessoas que compõem o planeta terra, apenas 40% tem acesso, os 60% estão sem essa maravilha. Como posso dizer que o mundo é globalizado? Fica nítido que não há informação globalizada, mas podemos questionar, a informação ela é apenas proveniente da internet? Não, existem outros meios, como tv, porem a informação chega repartido ou demora, citei internet por ser rápida e eficaz.




Por a globalização constituir avanço e riqueza para alguns ela traz um dilema que é próprio do sistema capitalista que são a divisão de classe, onde a rico tem que haver pobre, o capitalismo não se sustentará se não houver essa divisão. Ai pode remeter ao pensamento do geógrafo Milton Santos da obra: Por outra globalização “a globalização foi feita para quem”?




Acredito que esse texto simples irá mexer um pouco com a sua opinião do quem vem a ser globalização e qual o papel dela na sociedade atual, claro que o texto não impõe de forma alguma um lado, ele tende a refletir sobre a sua posição, ela é boa ou ruim para quem? Vivemos, dependemos dela até que momento? esta aí uma boa reflexão, Santos sempre indagava que a Globalização não ia dura muito tempo, pois ela possui fragilidade e não se sustentaria por muito tempo, para outros teóricos ela é primordial para o progresso, e desenvolvimento de dos países, sendo ele capitalista, comunista ou socialista. Sei que pensaram como assim no comunismo e socialismo?

Podemos dizer que um dia esses outros sistemas terá que abrir as portas para o capitalismo e globalização, podendo demorar décadas, mas que irá acontecer exemplo mais prático em nossa atualidade é a China, que durante a década de 70, abriu suas portas para o capitalismo e hoje ela é a segunda maior potencia em renda per-capita do mundo, perdendo apenas para o Estado Unido, que segundo visões dos economistas a China será um país hegemônico provavelmente em 2030.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *