Internet e os Virus




Quando escuto a palavra  tecnologia o primeiro pensamento que vem a minha cabeça é Internet , pois, a entendo como a força motriz da tecnologia. Sendo  a principal responsável por modificar o mundo em todos os segmentos: cultural, ideológico, científico, filosófico e outros. A internet se tornou indispensável para o mundo Globalizado, dificilmente fazemos algo sem o seu auxilio, claro que nem sempre ela foi assim  passaram-se anos até que  se tornasse o que é hoje. Se revíssemos um pouco a sua história dividiríamos assim:




A internet foi criada por militares, depois foi para as universidades até se tornar publica, logo após a década de 70 este (síntese) ganhara um lado negro e os crimes virtuais assolaram o mundo nessa época dando-se  inicio a era  dos Hacker/Craker/pherkers. Apesar dos crimes virtuais existirem a mais tempo a era do hackerismo teve maior repercussão midiática na década de 70 e 80




O lado negro da Internet é contado por vários autores, escritores e o cinema,  que demonstraram  as suas ações negativas e positivas desses profissionais, no decorrer das ultimas décadas, Alguns bem conhecidos como Kevin Mitnick, Kevin Poulsen, Raphael Gray.  Cabendo a nós pensarmos as suas funções:




Hacker: Profissional que construiu e aperfeiçoou a internet e software que conhecemos

Craker/ programador habilidoso que  utilizam seus conhecimentos para má intenções

Pherkers Programador voltado a telefonia.




Com suas intervenções o mundo ficou seguro e inseguro ao mesmo tempo foi a partir deles que as ameaças  virtuais surgiram, ficando cada vez mais perigoso viver no mundo virtual. Os “vírus” causaram enormes dores de cabeça para todo mundo, contaminam as nossas maquinas, destruíram sistemas, roubaram milhões de dados e geraram enormes prejuizos para empresas. Muitas das vezes o principal problema são os  usuários despreocupados, pois são esses que  proliferam essas pragas inocentemente na rede devido a não atentar-se a alguns cuidados simples que  muitas das vezes achamos bobos mas  que são primordiais para uma boa saúde virtual. Conheceremos os 5 mais problemáticos:




1.Vírus.. é um programa malicioso que vem sendo desenvolvidos por programadores. A sua definição assemelha ao vírus biológico infecta o sistema, faz cópia de si mesmo e se espalha por outros computadores.

2. Trojans. Conhecido como cavalo de Troia é um tipo de programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçado como um programa legitimo. Ele serve para abrir portas de forma que um usuário mal intencionado possa invadir seu pc. (via tecmundo)

3. Spyware. Consiste em um programa automático de computador  que recolhe informações sobre o usuário e seus costumes na internet e transmite essas informações a uma entidade externa.

4. Adware. É um programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem permissão do usuários.




5. Worms. é um programa semelhante ao vírus com diferença de ser auto-replicante, ou seja ele cria cópia funcionais de si mesmo e infecta outros computadores.

Esses são os exemplos conhecidos que estão presentes no dia-a-dia do usuário comum mas por descuido deixam ser infectados criando um mal estar, o bom é que podemos conter essa proliferação com cuidados bem simples. Utilizo diariamente essas dicas  que poderemos fazer para evitar ser contaminado por essas pragas:




  1. Mantenha o seu sistema atualizado independente da sua plataforma , sempre instalar as atualizações automáticas.
  2. Manter as versões dos seus navegares web atualizados.
  3. Crie senhas fortes com combinações de símbolos, números e letras (nunca data de nascimento, sequencia de números ou letras, nomes próprios e outros)
  4. Faça varredura com seu antivírus com bancos de dados atualizados toda a semana.
  5. Crie backup a cada 4 meses/ crie ponto de restauração do sistema.
  6. Certifique que o site que você navega utiliza protocolos https ou exiba um cadeado
  7. Use programas anti-malware e anti-spywere, muitas das vezes os programas antivírus comuns não rastreiam.
  8. Nunca baixe anexo de e-mail da caixa de spam ou de usuários que você não conheça.
  9. Não compartilhe informações pessoais em redes sociais ( numero de celular, endereço residencial ou lugares que visita)
  10. Cuidado quando acessar a rede wifi publica e desprotegida muitas das vezes pode ser uma rede falsa

Mesmo com essas dicas ainda estamos vulneráveis, isso não lhe garante  que você não será infectado por um tipo de vírus ou outras pragas, mas um usuário que se precave diminuirá sua chance de ter uma boa dor de cabeça…




Facebook Comments

1 thought on “Internet e os Virus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *