Fim de uma História: Cassini

A sexta feira 15/09/2017 dia para despedida… A sonda Cassini faz-se seu mergulho final no planeta Saturno… O Projeto Cassini durou aproximadamente 30 anos, mas a sua primeira ação-missão acontecera somente em 1997. Por que essa missão foi tão importante para a ciência moderna? Por que o planeta Saturno foi escolhido para tal missão? Antes de 1997, nós não sabíamos nada dos planetas gigantes gasosos e porque eles eram tão enigmáticos? Antes da missão víamos o planeta dos anéis em imagens turvas e sem contrastes. A sua missão percorre uma longa viajem, descobrindo lugares em até então desconhecidos em: Vênus, Netuno, Urano, Júpiter até a sua chegada em 2004 no planeta  perfeito em beleza, descobríamos imagens fantásticas, quem imaginava que existiam 64 luas e que seus anéis eram gigantescos?.

Foi a sonda Cassini que revelou tais novidades que instigam os cientistas por todos esses anos, até cogitar a pensar sobre a possibilidade de vida alienígenas, como: micro-organismos, sem nenhuma complexidade, mesmo porque a vida hipercomplexa nessa distância seria improvável, muito difícil de ser formada devido aos fatores ambientais, com pouca luz solar e atmosfera.




Uma das mais enigmáticas luas descoberta pela a Sonda Cassini foi a Encelados, os cientistas usaram a sonda para investigar toda a sua globalidade e através dessa averiguação, descobriu a formação de gêiseres nos polos sul de Encelados, para os cientistas, foi uma descoberta histórica por algumas razões: pode ter uma enorme quantidade de água ou até mesmo um  oceano global como foi comprovado logo depois, descobriu atividade no núcleo e de  alguma forma gerando calor, provocando aquecimento  nas calotas mais profundas da lua (sendo comprovada depois- a força gravitacional do planeta Saturno altera algumas atividades denominada de fricção, essa ação comprovada mais tarde que foi responsável por formar e alimentar o anel externo denominado de “E”) sendo possível ter alguma manifestação de vida (calor + quantidade enorme de água) porém até hoje setembro do ano de 2017 nada foi comprovado sobre tal existência, penso que demorará alguns anos.. Ainda sobre a façanha da Sonda mais famosa dos últimos anos, traz outra demonstração de que o ser humano não tem limite na sua genialidade, algumas informações sobre a Titã outra lua famosa por ser tão misteriosa: (comprovadamente um oceano de Metano) o mesmo que existe aqui na terra, porém aqui em pouca quantidade, mesmo porque se tivesse essa quantidade na terra não existira vida, pois estaríamos com constantes explosões devido à enorme quantidade de oxigênio presente na terra, lá em titã isso tudo ocorre sem nenhum problema, pois lá não há presença de gás Oxigênio; essa lua tem característica bastante peculiar, a sua estrutura  geológica é rochosa bem parecido com alguns lugares aqui na terra. A sonda deu seu último suspiro, mas deixou um legado cientifico bastante primoroso para nossa geração e geração posterior, além de ser a base cientifica para uma evolução e novas descoberta futura.




Claro que a Sonda Cassini passou por inúmeros outros lugares trazendo informações originais e inimaginável para todos que vive na terra, outras missões virão e nos revelarão outros enigmas, mas a Cassini tem um teor especial, perpassa uma era, a nossa era, adolescência e fase adulta, que um dia pensar em seguir a Física Astronômica ou a Cosmologia vai lembrar das atribuições da Cassini, por isso admiro tanto a ciência, porque ela nos revela que somos pequenos e temos ainda que evoluir como pensadores  humanos.

Créditos das imagens:

https://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/images/index.html

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *