Engenharia Social: Phishing Scam




Olá amigos! Tenha um ótimo dia.

Você já ouviu falar de Engenharia Social? Não!? Então deixe explicar um pouco. A engenharia social é uma prática bem antiga, desde quando conhecemos por seres humanos a “arte de enganar” ou colher alguma informação de pessoas desatentas. Phishing consiste na pesca de informação pessoal da vítima seja ela por e-mail, telefone ou rede Social o “laranja” ou “Cracker” ou “Criminoso” pode m utilizar essas informações para fazer um belo estrago em sua vida, muitos utilizam para colher senhas de mais, CPF, ou conta bancária. Não sei caro leitor se você já foi vítima dessa técnica, mas sei com certeza que algum momento você já se deparou com algo parecido. Deixe explicar melhor: Você utiliza E-mail, certo? Algum momento você já recebeu e-mail de fontes desconhecidas que caíram direto para caixa de Spam kkk claro que sim. Pronto!! Os e-mails spam é considerada prática de  Engenharia Social, porque utiliza a arte de enganar o usuário se propiciando da fragilidade humana na empresa, bancos, ou outros serviços. Atualmente essa técnica está bem mais aprimorada devido a melhoria de softwares que dar um melhor tratamento mascarando o golpe. Como assim? Vamos utilizar um exemplo: imagine que você tenha recebido e-mail de um Banco com “pedindo de cobrança”. Observe nesse print logo abaixo.

Esse exemplo está bem prático. Observe que essa ‘cobrança” é indevida por simples motivo. Está na sua caixa de spam. 2. A formatação da imagem está desorganizada, o banco ou empresa se fosse o caso, teria uma melhor qualidade da informação, e melhor tratamento da imagem sendo assim  já desconfiamos. 3. Os links direcionam para onde? Será que vai direto para empresa ou para outro local? Para saber encoste o ponteiro do mause encima do link por favor  “NÃO CLICK” e veja na no canto inferior esquerdo se realmente é o mesmo. 4 Se a empresa é conhecida vale apena checar o e-mail do remetente e comparar com o site oficial da empresa. 5 Ter cuidado com arquivo em anexo observe o formato jamais abra (.bat .exe) 6. Entre em contato com a empresa caso persista a desconfiança. 7 NENHUMA EMPRESA COBRA POR EMAIL.





itau_new03

 Mas infelizmente o usuário desatento clica na imagem, pois a curiosidade ainda é maior, por isso, muitos ainda “caem” nesses golpes, dando a informação para o cracker de graça e  você nem percebe.

veja como é fácil redirecionar o link. Click no exemplo:

YouTube

  (pode clicar no exemplo)

O que fazer? Primeiramente seguir essas dicas, pois estar atento a golpes é sempre bom, pois nos livram de uma dor de cabeça, pesquisar sobre o remetente, nunca responda esses tipos de e-mail, ou coloque senha, CPF ou dados pessoais em site não seguro. Quando fazer transações bancárias via internet observe se você está em ambiente seguro, nunca realize em site com protocolos http:// apenas em https://, pois em ambiente seguro os seus dados são criptografados e o “laranja” não poderá ter acesso, sempre utilizar antivírus, senhas fortes, browser atualizado e com as proteções de segurança, o sistema operacional recente e atualizado. Se preocupar apenas com os vírus é pouco os dados que são colhidos é o maior problema, NUNCA, JAMAIS DÊ SEUS DADOS VIA TELEFONE, EMAIL OU PARA PESSOAS QUE NÃO CONHEÇA e se você recebeu e-mail com conteúdo estranho NÃO ABRA OU BAIXE nada que seja suspeito, muitos ainda se passam por conhecido para enganar, pedido com urgência mesmo que seja do seu chefe ou parente não corra o risco de cair em golpe, ficar atendo a todas as informações, mesmo que receba algo de “amigo” vale apena conferir para ter certeza, não custa nada, nunca se sabe quem está atrás do computador ou Smartphone. Caso tenha alguma pendência bancária ou outros serviços vá presencialmente até a empresa, quanto custa gastar um  poucos reais do quê você ter uma enorme dor de cabeça.Até mais valeu!




 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *