Educação ambiental holística é possível?

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, inserida numa ótica de mundo globalizado e capitalista incentiva a  promoção do consumismo, sendo assim,  a necessidade de promover a educação ambiental interdisciplinar na escola, com intuito de gerar  reflexão e mudanças de hábitos, não apenas o estudo da ecologia como está sendo  praticado nas escolas que muitas das vezes a promoção desses projetos são lineares com um enfoque  apenas na coleta seletiva.




Hoje o maior desafio na prática da educação ambiental é colocar e formular uma educação que seja crítica e inovadora. O seu principal objetivo é buscar uma perspectiva holística entre homem, natureza e o universo na tentativa de estabelecer um elo de ligação entre essas partes.  A educação ambiental interdisciplinar tentará explicar e analisar a ação do homem no inserido no espaço que permita o aluno a estudar os fenômenos que ali ocorrem e entendam que suas ações no meio afetam diretamente a si próprio, não apenas numa perspectiva antrópica e sim, biológica, fisiológica e cosmológica.




Sendo assim, o objetivo do estudo da educação ambiental interdisciplinar é entender o meio ambiente não apenas o contexto de ações humanas e sim também ecológico. Como podemos perceber no conceito jurídico de meio ambiente na qual dispõe a  lei 6938:  Meio ambiente em sua definição consiste em um conjunto de condições e interações de ordem física, química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as formas, sendo abiótico (Atmosfera, solo e relevo etc.) e biótico (todos os seres que possuem vida).Entendo como um conjunto social, dinâmico, biológico, físico e cosmológico e não apenas ecológico como costumam ser difundido nas escolas de educação básica.

A educação ambiental com intuito interdisciplinar demonstrará ao aluno da educação básica uma nova visão da nossa realidade, trabalhada em conjunto com outras disciplinas visando o despertar da visão holística e não apenas linear visando de abranger um maior universo de interpretação, claro que teremos a teoria da pedagogia para levar ao aluno um estudo com maior complexidade na qual a prática de educação ambiental interdisciplinar atuará.




Na qual se trata a interdisciplinaridade percebemos que seu primeiro movimento foi a partir de meados da década de 1970, um dos primeiros autores a refletir sobre o termo interdisciplinaridade foi Hilton Japiassú, em seu livro ‘Interdisciplinaridade e Patologia do Saber’. Japiassú acentua que a interdisciplinaridade ou o espaço interdisciplinar “deverá ser procurado na negação e na superação das fronteiras disciplinares”. Com respeito às questões interdisciplinares, dispõe-se nesse país, de muitos trabalhos de Ivani Fazenda. Para ela, a interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade de mutualidade, um regime de copropriedade que iria possibilitar o diálogo entre os interessados (FAZENDA, 2002).




O maior desafio na pratica da educação ambiental é colocar e formular uma educação que seja crítica e inovadora. O seu principal objetivo é buscar uma perspectiva holística entre homem, natureza e o universo que muitas das vezes são esquecidas ou não promovidas. Há um grande equívoco no qual se diz a respeito à educação ambiental e como esse conceito é difundido nas escolas, sendo tratada muitas das vezes como o estudo da ecologia esquecendo que a educação ambiental é a promoção do bem estar social, físico, emocional e outros.




                O que podemos entender é que não se resume apenas na prática do estudo da ecologia, meio ambiente está além do estudo da fauna e flora ela deverá ser desenvolvida na forma interdisciplinar e holística integrado todas as disciplinas, pois, a mesma tem competências específica que me darão suporte para entender o “todo” o complexo e não a compartimentalização ela envolve uma gama de relações que a linearidade não promove




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *