E aí Astronomia o quê fazer?




Dia 26 de Setembro de 2016, a NASA, fará uma revelação ao mundo sobre os estudos realizados na lua Europa do planeta Júpiter. Essa foi um tuite do perfil oficial da NASA publicado em sua rede social: Twitter nos últimos dias. Sempre ficamos intrigados quando a NASA diz que irá divulgar algo dos seus estudos no espaço próximo ou longínquos esperando a chance de sermos surpreendidos mais uma vez desde as primeiras divulgações oficiais na década de 90 quando.



acial norte-americana lançou o telescópio Hubble, que por sua vez surpreendeu e chocou o mundo com as suas imagens e a imensidão que é o universo, tendo em vista que essas divulgações mudou completamente a nossa percepção do que era universo. Será que o dia 26 de setembro de 2016 será um dia desses? Mudaremos as nossas concepções de mundo-universo novamente? Espero que sim, torço por isso todos os dias.




Com todo admirador da Astronomia quer ser sempre surpreendido com novidades. A última divulgação que me recordo foi em relação ao encontro de agua no estado sólido no planeta Marte, o que será reservado para nós na próxima semana? Sabemos que no sistema solar é cheio de surpresa, temos água em ambulância em praticamente em todas as luas como oceanos até com maior quantidade de água que encontramos na terra, não penso que seja “água” a “surpresa”, por que isso já sabemos a muito tempo.



ja algo especial na verdade muitos se cogitam “Vida” “alienígenas”, mas será mesmo possível? Hoje, segunda? Mudaremos a nossa compreensão de vida, penso que sim, pode ser que não seja essa revelação a segunda, mas creio que estamos perto dessa confirmação de vida fora da Terra, mas acredito que essa vida não tenha a mesma complexidade que nós humanos temos, para que haja vida, precisaria das condições certas para tais realizações: Atmosferas, oxigênios, biomas, hidrografia e luz.

A Vida não é uma especialidade da terra, penso dessa forma, que seja assim, seria um tanto estranho em pensar que estamos sozinhos nesse vasto universo, na verdade isso é aterrorizante.  Alguns estudos publicados nos últimos anos pela Astronomia mundial revelam que há uma grande possibilidade para que isso aconteça, pois, a maioria das condições para a vida existe em ambulância em nosso sistema solar principalmente nas luas: Titã, Europa, Encelados. Todas as três luas citadas existem enorme quantidade de água com oceanos globais, a lua encelados a última a surpreender os pesquisadores que existem inúmeros gêiseres que eram formados na parte sul da lua e o impressionante é que a agua solidificada devido a baixíssima temperatura era solidificada e transformadas em pequenos pedaços de gelos, que por sua vez era puxado devido à gravidade de saturno, formando sim, o anel externo do planeta saturno.




E o que a lua Europa trará de novidade? Na verdade, nem imagino e nem cogito nada, torço como já foi digitado encima vida alienígena kk. Porém creio que não seja isso, pode ser novamente Gêiseres, água solidificada, ou atividades geológicas ativas para minha infelicidade. Como diz aquele ditado:  “Alegria de Pobre dura pouco” E se for vida fora da terra o que vai mudar? O mundo será surpreendido? Sempre que discutimos vida fora da terra vem logo a cabeça os ETS aqueles dos filmes sobre Aliens e discos voadores e teoria da conspiração que dizem que “vida inteligente” vem nos escravizar, sempre me incomodei com essa frase de vida inteligente, só por que é de fora do espaço possui maior inteligência que nós? Por quê?? Nós somos inteligentes.

Não acredito que ao encontrarmos vida complexa fora da terra seja nem parecido como os filmes, toda aquelas figuras de ETS e Aliens são apenas ficção não devemos nos submeter a acreditar naquilo, está bem distante disso, por que não seria semelhante à nossa imagem? Quem poderá afirmar que exista vida alienígenas trabalhando como um “humano”, nesse mundo não podemos duvidar de mais nada. A procura de vida fora da terra já é realidade desde muito tempo, logo depois do lançamento do telescópio espacial Hubble na década de 90, já se pensa nessa possibilidade, não é à toa que “descobrimos” inúmeros planetas, estrelas e sistemas solares todos os dias e quantos desses exorplanetas são parecidos com a terra, muitos, na verdade é bem comum planetas irmã da terra se formarem juntamente com os seus sistemas solares.




Pense bem!! Se a formação de terra, sistema e estrelas semelhante a terra existe e é bem comum, qual a probabilidade da existência de vida? Se a segunda feira dia 26/09/2016 não revelar “VIDA” os próximos anos com certeza revelará, acredito fielmente que a prova da existência de vida extraterreste não ter sido revelada é devido à falta de alta tecnologia e seu alcance as mais longas distancias que nosso universo possui, acredito que ao passar do tempo nos surpreenderemos inda mais com o nosso sistema solar, universo ou outros objetos que atualmente não entendemos tão bem, como a massa escura possa ser esclarecida nos próximos anos, ou décadas.

Podemos dizer que o século 21 seja a era de ouro da exploração do universo, mesmo estarmos na pré-história da tecnologia da exploração, pois ainda sabemos o mínimo do do que realmente o universo é, podemos dizer que a maior dificuldade que temos atualmente não é a observação, pois hoje,

já enxergamos bem próximo ao inicio do universo, mas o desafio que se caracteriza coo maior dificuldade é construir equipamento que possa levar os humanos, para fora da terra, a distancia ainda é o maior desafio, para você ter uma ideia a nossa estrela que está próxima da terra está a 8 minuto-luz de distancia, caso queramos visitar outra estrela por exemplo: Apha Centauro que diz ser a estreila mais próxima gastaríamos mais ou menos 4,4 anos-luz até chegar até ela. Podemos dizer que a a velocidade da luz é o que de mais rápido que temos ou melhor que conhecemos, Einstein probiu que viajássemos numa velocidade




superior a velocidade da Luz, pois deveria acumular uma boa quantidade de energia para que o corpo possa se lcmover nessa velocidade, e caso nós humanos criássemos um meio que superasse a velocidade da luz, obsrve que Einstein apenas proibiu que viajássemos na velocidade da luz, nunca disse que não podeiamos superar, mas taí o problema é que nos não desenvolvemos um método para armazenar tamanha energia para que pudéssemos viajar numa velocidade maior do que a luz, há uma teoria de viajar na “onda espacial”  tomando carona na expansão do universo, onde o tempo se faz e a realidade começa a  existir, na relação tempo/espaço.




Acredito que ao superar esse “pequeno” probleminha criaremos maior possiblidade de conhecer nossos “irmãos” de outros planetas, quem sabe não possa conhecer outras formas de vida. Tentar hipotética o que o futuro astronômico irá reservar, é muito cedo, que teremos conhecimento de vida fora da terra é certeza, descobrir a função da massa escura, aí já é tarefa que não cabe a esse pequeno ser humano que digita, mas espero ser prova viva de muitos acontecimentos extraordinários que estão por vim, num futuro próximo, pode ser na segunda, a 5 anos, 15, 50 ou 1000 anos, quem sabe o que vem por aí. Valeu!!



Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *