Aedes Aegypti/ Dengue, Chikungunya e Zica??




O Brasil possui extensão continental e condição climática na qual podemos dizer “perfeita”, até ganhamos o título de país tropica,l encontramos variados tipos climático do Equatorial ao subtropical, e inúmeras vegetações  desde as florestas Amazônica até a Caatinga, quantas variações nós temos em nosso pais. Devido  a isso, estamos a mercê das doenças tropicais de variados tipos e  algumas já bem conhecida por muito tempo a febre amarela, febre tifoide, desnutrição e muitos outros. Mas hoje o que temos  nos noticiários  e que se faz presença nos últimos anos p Mosquito transmissor da dengue, Chikungunya, e Zica. O mosquito Aedes Aegypti, já é conhecido do publico brasileiro por anos, infelizmente já trouxe várias consequência e morte a nos brasileiros, muitos se falam desse tal mosquito mas pensando aqui você sabe reconhecer?

  • O mosquito mede menos de um centímetro
  • Tem aparência inofensiva
  • Cor de café ou preta com listras brancas no corpo e nas pernas
  • Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas ultimas horas da tarde
  • Possui ciclo de incubação que varia de 3 a 15 dias
  • Possui 4 frases: Ovos, larva, pupa, e adulto.

Como já sabemos ou pelo menos deveríamos saber o desenvolvimento da larva ocorre em agua parada, sendo limpa ou suja, em qualquer reservatório, que possa arrecadar quantidades de água. O que impressiona é que o mosquito de “hoje” são aqueles que não conseguimos eliminar nos últimos 6 a 8 meses atrás. Saibam que as pequenas medidas que tomamos hoje,  podem interferir em toda a cidade ou em região, mas nunca é tarde sermos precavido e  dar uma olhadinha em nosso quintal ou qualquer área que seja de risco para a comunidade. Os Agentes de epidemia, tem valor primordial no combate e é de suma importância para aniquilação dessa epidemia, é importante que os recebam em sua casa e tire todas as suas duvidas, informação nunca é demais, sempre questione-o e siga todas as suas orientações. Mas a dengue não é o nosso único problemas que temos agora o mesmo mosquito da dengue traz consigo duas doenças que por ventura caracterizaram com sintomas semelhante: o Chikungunya e Zica.




Segundo informações  essas duas doenças teve suas origem no continente africano, que vem alastrando o continente desde a década de 40, e a proliferação ocorrem sempre devido a imigração, desde África até a Ásia. O zica vírus possui também uma relação com casos de microcefalia (é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância), muitos acreditam que o Zica  foi diagnosticado pela primeira vez na Uganda, em 1947, mas a relação com a microcefalia  só foi ocorrer em 2007..  Segundo a Fundação Osvaldo Cruz a Zica também pode ser encontrado em salivas e pode ser transmitido ao contato, vale sempre a precaução. Segue um Infográfico Produzido pela Fio Cruz que explica em detalhe as diferenças entre as três doenças, tratamento e cuidados que devemos ter.

infografico_730px_site

Obrigado e até a próxima.

Referencias:

http://portal.fiocruz.br/pt-br

http://www.dengue.org.br/

Obrigado e até a próxima.

 




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *