Nosso lar parte V

Continuaremos a nossa jornada nessa incrível aventura que és o sistema solar, como prometido na última postagem faremos pouso em nossa estrela anã, o nosso sol, mas penso que apenas uma postagem não daremos conta, mas resumiremos. Você sabia  a luz que é emanada pela estrela demora 8 minutos até chegar aqui na terra? Mas não fiquei assustado se lhe contar um pequeno secreto, essa luz que iluminou o nosso dia hoje foi produzida a centena e milhões de anos atrás, isso mesmo, essa luminosidade toda não foi gerada hoje e sim a alguns milhares de anos, como assim? Os fótons é o culpado (é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética)

FOTUNS

no núcleo do sol “briga” de forma bem violenta para que possa escapar, só para que esse fóton saia do núcleo do sol e forme a luz, demoraria centenas de anos, os núcleos de hidrogênio luta uns contra os outros pela enorme pressão, sendo transformado em núcleos de hélio. Este processo de fusão gera uma massa do núcleo um pouco menor e esta diferença é liberada como energia.





A energia produzida pela fusão nuclear é transmitida a partir do coração do Sol por partículas chamadas fótons de luz e calor, até poder escapar para “fora” e  então percorrer 8minutos/luz até a terra. Outra informação que temos do nosso sol, não é animadora. Trata-se da “morte” do sol, isso mesmo, o  astro que gera e mantém a vida será o causador da destruição do nosso sistema solar, o nosso sol que é classificado como anã-amarela passará por um processo intenção e explosão de tamanho, ou seja, ele irá “inchar” e crescerá grandiosamente, podendo chegar até a orbita de Saturno, chamamos- o de amadurecimento da estrela, passará para a categoria de gigante vermelha

SOL GIGANTE

 Esse processo ocorrerá  quando o sol utiliza o hidrogênio para gerar energia, ele o transforma em hélio. Depois de todos esses anos, o núcleo do sol estará repleto de sobras de hélio, que o tornará instável, uma vez que ele começaria a entrar em colapso por causa do seu próprio peso e com isso o sol tornará em supernova, dando origem a outras vidas ou sistema solar, mas fiquem tranquilo isso só ocorrerá a 4 bilhões de anos no futuro.

Maravilhosa-Supernova




Existem muitas coisas ainda para ser explorada em nosso sistema solar, iremos citar por ser ricos em detalhes e apenas esse poste não é suficiente para explicar, ainda temos formação das nebulosas, a nuvem de cerveja kk, isso mesmo, as galáxias, os buracos negros, super e hiper novas, o big Bang, aglomerados e super aglomerados de galáxias, massa escura chega a ser amedrontador, mas só que isso ainda é pouco, pois estamos na “pré-história” da exploração e as novas tecnologias irá abrir ainda mais nossas mentes em um futuro próximo, aguardaremos ansiosos para sabermos mais, pois quanto mais conhecimento é melhor, pois és libertador.

Para encerrar confira esse vídeo e vejam o que realmente significa “grande” para o universo, claro que se trata apenas de estrelas, comparado ao universo isso ainda é uma pequena goticóla.




Facebook Comments

2 thoughts on “Nosso lar parte V

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *