Nosso Lar parte IVc

A nossa aventura não poderia estacionar na parte III, pois o universo é grandioso e bastante oculto, por ele ser assim, faz-nos a investigar ainda mais. Você sabia que o nosso sistema solar guarda inúmeros segredos e alguns até  alguns fatos bizarros? Vamos lá!! Começaremos com o planeta Vênus, esse que tempos atrás era conhecido como “planeta irmão da terra”, quando nós éramos “imaturos” em exploração espacial, tinha essa denominação devido às várias semelhanças de tamanho, formato e outros, conhecido também como estrela d’alva, quando aparecia pela manhã ou estrela Vésper, quando ela retomaria ao céu ao pôr do sol. Ganhara várias denominações por várias culturas, mas hoje sabemos que se trata do Planeta Vênus.

venus




Com o advento das inovações tecnológicas começamos a explorar ainda mais de perto esses planetas, as sondas já realizaram inúmeras proezas nessas aventuras: a Cassine, Voyager nos trouxeram imagens que adentraram nesses planetas, podendo assim conhecer um pouco mais  os planetas, fizeram os cálculos, descobriram quais gazes são compostos. Foi assim que descobrimos que a atmosfera de Vênus é opaca e possui  ácido sulfúrico, dióxido de carbono, nitrogênio, cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio, e também monóxido de carbono, vapor de água e oxigênio molecular, com isso possui uma temperatura próxima a 467º C, impossibilitando a vida. Outro Planeta que instiga a curiosidade é Netuno, planeta classificado como gigante gasoso de cor azul, possui uma atmosfera de gazes: metano e amônia. Você sabia que no planeta Netuno Chove Diamante? Isso mesmo? Sabe por quê?




netuno           chuva diamente

Mas há uma explicação básica: em sua atmosfera ultra-densa e recheada por carbono a pressão esmaga átomos de carbono até transformá-los em nuvens e chuvas de diamantes, mesmo assim é sensacional, tenho certeza que você até imaginou essa chuva aqui na terra, não foi? Kk.

maxresdefault

Pronto sairemos de Netuno e viajaremos até Saturno e seus incríveis anéis, acredito que esse és o mais “estranho” e belo entres os 8 planetas do nosso sistema, sabemos que seus anéis foram formados devido a destruição e trituração de enormes blocos de rochas que devido a sua grande pressão, não conseguiram forma-se lua ou outros planetas. Saturno tem 64 luas conhecidas, porém, a sonda Cassini descobriu “algo” bem interessante, a lua Encedalos bem gelada sofre enorme pressão num processo de Fricção (Resistência que apresentam duas superfícies ao contato de uma sobre a outra). Através desse movimento aquece o núcleo da lua, liberando enormes Gêiseres, esse vapor/agua quando entra em contato fora da atmosfera transforma-se em gelo que alimentam o anel E (anel mais externo de Saturno) formando seus incríveis anéis.

lua encedalos

Em nossa próxima parada viajaremos até Marte, a nossa próxima planeta que iremos





colonizar, em descoberta recente as pesquisas apresentarem algumas informações bem interessante, lá já existiu “agua”, que tivera atmosfera, com provável biomas, e que foram destruídos devido a liberação de “massa coronal” do sol. Marte é conhecido como planeta de geologia morta e apesar de não apresentar movimentos tectônicos, lá  encontramos o mais “alto” vulcão do sistema solar, o monte Olimpo, possui 620 quilômetros e atinge a altura de 25 km, três vezes mais alto que o Monte Everest.

Confira esse pequeno vídeo produzido pela NASA Jet Propulsion Laboratory

Na próxima postagem não vamos tão longe dessa vez, iremos conhecer um pouco a nossa estrela, ou sol como é conhecida. Pronto galerinha estacionaremos a nossa jornada por aqui, continuaremos na próxima postagem!!! Valeu!!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *