A música e o aprendizado




Ah! Quem não gosta de uma boa musica? Posso afirmar com toda a certeza, que a musica é um objeto que pode ser analisado e explorado por variadas áreas do conhecimento, mas convenhamos, o que é musica mesmo? A mecânica da musica é comportada por três partes bem importantes  que são: Ritmo, melodia e harmonia, as outras partes ficariam a letra, o arranjo, estilos, compasso, notas e escalas. Pronto!!! Já entendemos quais os componentes que estão integrados a música. Lembro que escrevi agora a pouco que a música é objeto de estudo para várias áreas do conhecimento, como assim? Vou começar com a geografia pois é a área que estou inserido, pois bem, lembra daquela musica Asa Branca do Luiz Gonzaga, maior sucesso em todo o mundo. Há  um pequeno trecho que gostariam que vocês prestassem atenção (Que braseiro , que fornalha, nem um pé de prantação, por falta d’agua perdi meu gado, morreu de sede meu alazão)Nooosa!!! Quanta riqueza geográfica percebemos em um pequeno trecho musical.

asa-branca-luiz-gonzaga-14296-MLB4188899993_042013-F

É evidente que a climatologia se apropria de todo o trecho, ôh nordeste por que nos Judeia tanto com a seca, fome, desnutrição, miséria, solos rachados e morte do gado, pensou Gonzaga. Mas a seca do Nordeste  é mais uma questão de latitude,a posição  que a terra  esta no espaço define o clima e quantidade de raios solares recebemos diariamente, isso acontece e sempre irá acontecer, Luiz Gonzaga, não poderíamos mudar o clima infelizmente , mas nunca vi uma música definir tão bem a geografia nordestina como as suas músicas, é surpreendente  o quando você explica a migração forçada dos nordestinos “fugindo” das condições climáticas, desgastantes e como percebemos que não é somente o fator econômico que impulsiona as pessoas a deixar seus lugares para aventurar-se em outros mundos, o mais importante é que somos felizes. Daria uma boa aula de clima, vegetação, e densidade demografia. Bom vamos continuara a nossa aventura e dialogaremos com matemática, por que não, não tenho medo dela. Kk A construção da música em sua essência precisa de divisões matemática para que sejam executadas. Ok sei o que você deve estar pensando ai, posso fazer cálculos complexos com música? Primeiro nem sei o que é calculo complexo, mas a musica tem um sistema matemático bem interessante,




veja só.

índice

Com certeza você já ouviu alguém dizer ou falar sobre notas musicais (do, re, mi, fa, sol, la ,si) você sabia? que é atribuído valor as notas e essas servem para dividir a musica. Vou explicar melhor. Existe um símbolo chamado semibreve. ele possui um valor de 4 tempos, que é executado via compasso (o compasso é feito através da movimentação da mão ou pe´em formato de cruz,podendo ter valores variados entre 4, 3, 2 tempos, seguindo as direções baixo-1 tempo, esquerdo 2 tempo, direito 3 tempo e cima o 4 tempo) além do semibreve também existe outros símbolos mínima teria o valor de dois tempos, semimima valor de 1 tempo, colcheia valor de 0,5 tempo, semicolcheia valor de 0,25 tempo, fusa valor de 0,125, semifusa 0,0625 tempo) acredito que esteja pensando ai como vou tocar uma semifusa se tem um valor de 0,0625? Espere!!! Esse valor é atribuído apenas 1 nota, a semi-fusa tem 16 notas em 1 tempo completo se o compasso tiver 4 temos será 64, entendeu?

duracao_notas_musicais

A física está presente na acústica, a tonalidade, como os graves e agudos se forma ao ser pressionado pelo musico.

índice

A combinação feita por vários instrumentos formando a harmonia. Português, literatura e história está sempre presente e quanta informação podemos extrair com essa combinação. A LETRA DA MUSICA, A cultura enraizada, o sotaque, a regionalização. Já observaram como a musica define tão bem as características do povo, como define tão bem o lugar que aqueles presentes, pense aí, se perguntasse a você em relação a musica asa branca de Luiz Gonzaga qual povo ela retrata? Isso exatamente e agora o samba? A festa do boi bumba e garantido? Frevo? As letras nos deixam maravilhados, será que seriamos alguma coisa sem a presença deles e se a história, geografia, literatura não tivesse existido? Para falar a verdade nem sei como definir e responder esse questionamento, mai9s tenho certeza que você terá outra visão de musica a partir de hoje, pense em quando escutar –lá alguma hora o que você está ouvindo possuem um legado cultura científico enorme.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *