Já ouviu falar em Resolução?




Em Pixel, megapixel ou imagem 3D? esses termos já são bem conhecidos por nós desde séculos atrás,  as primeiras maquinas fotográficas e TVs. Hoje é bastante comum entre o público ouvir falar em 4k, Full HD, HD, SD etc. Pensamos qual o significado desses termos? A tecnologia 4k  é a nova tentência do mercado consumidor por ser uma tecnologia “nova” está motivando ao publico a trocar, por ser que é 4 vezes maior do que a RESOLUÇÃO full HD traz uma definição de imagem e textura. Para explicar isso melhor vejamos: Os aparelhos que possuem tecnologia digital como as TV led, lcd, plasma, smartphones, ou câmeras fotográficas são formados por elementos bem pequenos chamados pixels ou “quadradinhos”, se preferir,  ao juntarmos vários pixels da-se a imagem, porem precisamos de muitos quadradinhos para que esse tenha efeito nítido ou melhor definição, chamaremos de “resolução” que seria o tamanho da imagem projetada no aparelho. Por exemplo: quando juntamos mais de 1 milhão de pixel, formamos outro termo o  “Megapixel” a partir desses números já teríamos melhor definição, deu para compreender a lógica? Quanto maior for a quantidade de pixel melhor é a imagem, sacou?? Vejamos essa pequena síntese:




4kImagem com resolução de 160×120 equivale a 0,019 megapixel, ou seja péssima resolução. Porbque essa definição é pessima devido aos  números 160 e 120 corresponde ao comprimento e largura da imagem se trassarmos com a regua em uma folha de papel descobririamos que a tela é pequena.





O seu aparelho de DVD possui uma resolução de 480 x 320 ou 0,1543 megapixel outros aparelhos possuem até definições maiores, essa imagem  é bem superior a citada logo acima. A imagem HD já observamos que possui qualidade de imagem bem melhor por possuir resolução de 720 x 480 ou 1024 x 768 é quase o dobro da qualidade do DVD. Esses tipos de imagem estão presentes em aparelhos Blu-ray, DVD-HD ou smartphone de última geração. A FULL HD, ou 2k, é superior a imagem HD, devido a sua resolução de 1920×1080, presentes em Blu-ray, e aparelhos com tecnologia 3D, os aparelhos de celular lançados entre 2013 e 2015 já superam essa resolução. E por fim a 4k equivalente a 4 vezes maior do que a resolução FULL HD, geralmente alcança entre 2048 x1536 a 4200 x 2690, exemplos os smartphones lumia 920 e iphone 6s ja gravam video em 4k com essa definicao esse é outro nível de imagem, próxima ao realismo kkk. Apesar de que essas tecnologias já estão no mercado desde 2014, os consumidores ainda não se firmaram como o produto, porem como a tecnologia é super rápida daqui a pouco será bem comum, como se tornou as tv HD e FULL HD. Por fim a tecnologia 3D que já é conhecida por muito tempo, as imagens 3d são formadas por duas imagens sobrepostas, lhe dando a sensação de profundidade.




oculos anagrigo    3dO interessante é que na tecnologia 3D mais conhecida (anaglifo) precisamos utilizar óculos com lentes vermelha e azul.





Ao ver a imagem essas lentes fazem mágica, a vermelha oculta os tons de ciano. Já a azul, oculta os tons de vermelho. O resultado é que apenas um dos olhos percebe cada uma das cores, ainda que eles ao mesmo objeto. Na tentativa de juntar as duas imagens, o celebro sobrepõe uma a outra, dando a sensação do efeito 3D. Claro que temos outras formas de imagem e tecnologia 3D, citei essa por ser a mais conhecida do público. A resolução tem papel significante mesmo na tecnologia 3D, quanto maior a quantidade de pixel melhor será a fantasia projetada, sempre quando for filmar ou tirar fotos lembre que a resolução é importante, quanto maior, melhor a sua qualidade e isso equivale a gravação de vídeo, quando maior a resolução melhor a nitidez terá melhor definição de cores e texturas, mas lembre-se que quando gravamos em alta resolução isso poderá acarretará maior consumo de dados e memória do seu aparelho, podendo o arquivo ficar gigantesco. Fui até a próxima.




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *