• dom. dez 10th, 2023

    Astrofísica e a Viagem no tempo

    ByRodgeo3

    out 6, 2022

    Tema bem curioso, não é? Muitos de vocês já ouviram falar sobre este tema em livros de ficção cientifica, filmes e séries. E muitos desses temas parece um tanto confuso e estranho, mas não deixam de ser bem interessante. Quem já pensou na  possibilidade de visitar o passado ou futuro? Me conte se não é uma temática que instiga a nossa curiosidade? Pense bem! O que aconteceria se tivéssemos essa possibilidade? Já pensou em quais lugares que iria visitar e pessoas que você irá conhecer com idade mais jovem ou mais velho?  Ah! Meus caros, isso não é tão simples assim como vós pensam, não é somente resolver ir e pronto, se pensar assim terá um pouquinho de dificuldade, calma lá jovem. Lembre que tudo que é estudado há sempre uma teoria por detrás dessa aventura que tenta explicar as coisas, não é tão simples. Questiono, saberia me dizer qual teoria mais importante que pode explicar esses temas? aeee você ACERTOU! Estou muito feliz por você é a Teoria da Relatividade Geral de Einstein que, é bem difícil de compreender.



    Antes de irmos a essa explanação  e compreender essa teoria vamos pensar um pouquinho. Na teoria há alguns termos básicos que precisamos compreender: gravidade, espaço, tempo e velocidade da luz. Sabe conceituar esses termos? O que é Gravidade? É a força que dilata o espaço-tempo, mas o que significa?  Bom! Todo objeto que há no universo possui “massa”, ou seja, ela pesa, certo?  é esse peso que modifica o espaço que ele está inserido, chamamos de distorção do tecido do espaço-tempo. Bom!  imagine haver um brinquedo “pula-pula” muito conhecido por todos nós. Pense que o tecido que cobre todo o espaço do brinquedo seja  “o espaço” que o objeto esteja inserido, e agora veja o que acontece se você colocar uma bola com um “certo peso” neste brinquedo, o que aconteceria? Isso mesmo! A bola afundaria e formaria um “certo buraco”, é isso que chamamos de GRAVIDADE em ação. Agora você entendeu. Observe esta imagem a seguir.

    Já que entendemos o significado básico de gravidade lhe convido a pensar o que é velocidade da luz?  Se  pensemos bem, esta não é tão difícil, podemos dizer que “o quão rápido um objeto pode se locomover” dizemos assim por que essa locomoção é a mais rápido que conseguimos medir. A sua velocidade pode alcançar  a marca de 299.792,458 km por segundo, isso daria 7 voltas na terra em apenas um segundo. Que rápido, dá para imaginar viajando nesta incrível velocidade?

    O universo é cheio de mistérios e será que não poderíamos ultrapassar esta velocidade?  Hum! Vejamos. Lembra do Einstein? Sim, o físico da teoria da relatividade? Ele nos proibiu superar esta velocidade, sabe?  é lei (lei é lei) tem razões para não podermos  desobedecê-lo. Por que ele proibiu? Sabia que um objeto para alcançar esta velocidade precisaria de massa infinita e energia infinita? Como seres humanos conseguirá este garante feito? Porque é muito difícil com a tecnóloga que temos hoje alcançar esta aventura. Tem um velho ditado da física que diz: que se não é proibido é obrigatório, mas hoje não podemos nos locomover nesta velocidade, infelizmente. Ok? Aprendemos o que é velocidade e o quão rápida ela é? Porém, tem um termo derivado que é muito usado para “medir” distância entre objetos em nosso universo. Denominamos de anos-luz. Eita! Como assim anos-luz mede distância?



    Você compreende que os objetos que encontramos em nosso universo estão muito longe que o seres humanos demorariam milhares de anos para chegar com o máximo de velocidade que temos na terra, para você ter uma ideia a estrela fora do Sistema Solar mais próxima é Próxima Centauri ela está em uma distância de 4 anos-luz, ou seja,  demoraríamos 4 anos percorrendo na velocidade da luz até chegar nesta estrela. Entendeu?  O termo ano-luz se encaixa melhor para medir distância no cosmos, pois não seria interessante medir em quilômetros ou metros, teríamos muitos números, ok?

    Então, veja um ano-luz corresponde a 9,46 trilhões de quilômetros, nossa! Só isso já nos deixam confusos, não? Outro exemplo bem simples de entender é os raios solares, sabia que ele demora 8 minutos percorrendo na velocidade da luz até chegar a terra? Simples? Deixo para você calcular esta distância, ok?  Imagine que um objeto esteja a 100 anos-luz de distância, qual o valor em quilômetros isso resultaria? Outro exemplo temos a nossa galáxia, ela possui um tamanho de 100 milhões de anos-luz,  o quanto de números isso resultaria? E o universo observável tem +14 bilhões de anos-luz de tamanho. Compreendeu por que o termo ano-luz serve para calcular a distância e tamanho dos objetos cósmicos?

     E se por acaso construirmos uma máquina que possa alcançar a velocidade da luz e que energia e massa não fosse o problema? O que aconteceria conosco os passageiros? Bom o nosso Einstein previu em sua teoria que um objeto que alcança a velocidade da luz poderia desacelerar o tempo, então se estivesse a bordo a paisagem ao nosso redor passaria em câmera lenta para  quem está dentro da nave, vejam   temos alguns benefícios, o bom é que  envelheceríamos bem devagar em comparação aos amigos que ficaram na terra.
    Outro exemplo que usaremos para imaginar a questão da  velocidade da luz e mesmo com a proibição do físico, possuímos uma alternativa para alcançar lugares mais distantes, com ou sem a velocidade da luz, sabia haver? Bom! Já ouviu sobre distorção do espaço-tempo? Se você tiver próximo a um objeto que possui  grande massa, ele pode causar o efeito de desaceleração?  Imagine que as leis da física sejam inválidas neste exemplo. Em nossa nave  chegamos próximo ao um buraco negro supermassivo, ele é pesadão, sendo possuidor de uma enorme força gravitacional, portanto  distorcerá o espaço próximo a ele, com isso poderia desacelerar a nossa nave deixando o tempo passar muito devagar e quando voltássemos a terra poderia ter passado muitos anos ou até centenas de anos, não é INCRÍVEL?
    Há outra maneira que poderíamos usar para viajar distâncias absurdas. Os buracos de minhoca? Sim! Eles estão na física e são bem comentados na comunidade científica. E o que eles são? Buraco de minhoca é o mesmo que  dobrar o espaço. Como assim? Pegue uma folha de papel e dobre de uma ponta a outra que fique em conformidade, veja o exemplo.
    Assim dobramos o espaço, observe que a distância diminuiu entre a entrada e saída deixando a viajar muito mais rápido entre o universo obs. Não me responsabilizo no que irá encontrar nessa viajem. Pensamos será que temos ferramentas tecnologias para  alcançar tudo isso? A resposta é  Claro que NÃO estamos longe, infelizmente.



    About Author

    Deixe uma resposta

    error: Esse conteúdo é protegido