Precisamos entender a sua aplicabilidade no cerne que se faz a sua prática, seja ela no ensino básico, superior ou comunidade.
Depois destas reflexões integro a importância da Geografia e como ela deve ser entendida. Não o diferencia dos conceitos abordados nesta últimos parágrafos, a Ciência Geográfica existe desde os primórdios e a existência do homem, mas ela torna-se ciência devido às revoluções positivistas, sim, é positivista igualmente as todas as outras ciências que compõem o cabedal das ciências humanas, ela visa compreender o homem em sua totalidade e como a interdisciplinaridade interferem nesta formação, sendo somente possível se houver racionalidade interdisciplinar.
A Geografia se tornou uma área interdisciplinar em sua essência, não é possível manter somente na linearidade, se o manter arriscará perder a sua essência é perceptível a sua facilidade em dialogar com outras áreas e formar-se outros saberes, por isso que tudo que há na existência humana ou na natureza tem a essência da geografia e não somente por ser humana e física na sua base.
(….) o ensino de geografia no século XXI, portanto, deve ensinar, ou melhor, deixar o aluno descobrir o mundo em que vivemos, com especial atenção para a globalização e as escalas local e nacional, deve enfocar criticamente a questão ambiental e as suas relações sociedade e natureza (…), deve levar os educandos a interpretar textos, fotos, mapas e paisagens. (VESSENTINE, 1995, p. 23)
A discussão proposta aqui pretende mesclar esses conceitos em diálogos com o saber geográfico interdisciplinar torna-se então a proximidade da sensação de pertencimento ao Meio Ambiente, todo geógrafo deve estar conectado com o seu meio. Entender esta realidade é compreender que ainda está longe de ser realidade nas escolas de educação básica, não é ainda realidade e prevejo que nem as universidades deixam que essa teoria seja acoplada nas ‘práxis’.
O papel da Geografia no Ensino Básico caracteriza a desenvolver a criticidade do estudante
Compreender o mundo em sua totalidade nos âmbitos local, regional, nacional, continental e mundial, a posição do estudante compreender a visão holística que o mundo dele está proporcionado a viver, mas a princípio não oportunidade para que o estudante perceba esta relação.
O Espaço é tempo acumulado, é história geografia. Sendo, portanto, produto histórico,
a geografia ensinada não deve descuidar da historização dos fatos, já que o aluno é um
ser histórico que traz consigo e em si uma história, e um conhecimento adquirido na
sua vivência (SANTOS, 1996, p.114)
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