A sociedade global passou por inúmeras transformações em todos os setores que foram a nossa sociedade, seja ela no âmbito social, político ou econômico e estas benfeitorias mais comumente nos setores industriais, comércio, telecomunicação e transporte. A sociedade começou a vivenciar uma época que a agilidade de da informação e produtos se tornou fonte de eficácia e qualidade, assim chamamos estas características de “Mundo Globalizado” ou pós-moderno em que os processos se darão em circulação de escala mundial e a comunicação.
Ao mesmo tempo, estamos vivendo a terceira Revolução Industrial resultante das fases do capitalismo que encorpam as conjecturas do Sistema Capitalista. Outros processos que este ensaio convida a refletir é a relação do Globalização-capitalismo com o meio ambiente, esses conceitos são necessários, pois são apresentados por uma ideação positiva e necessária para a população em geral e, em simultâneo, pensamos o quanto é importante refletir sobre as suas propostas e para quem são realmente destinadas os seus benefícios.
Após a década de 70 eventos: 1960 e 1980 com na baía de Minamata no Japão; em Bhopal, na índia e o acidente na usina nuclear de Chernobyl, na União soviética que recobrem a nossa memória e nos ensinam a pensar o quão problemático pode nos acometer; são fatos que contribuíram para o aumento e os cuidados para com o meio ambiente e inicia-se outro processo de gerenciamento ambiental proveniente o crescimento urbano acelerado.
Nos últimos 100 anos tivemos um enorme salto populacional que acometeram outro dinamismo distribuídos em todas as localidades do globo. E com isso tornaram o consumo/compra de produtos necessários para a sobrevivência humana. O capitalismo gerou uma grande publicidade incorporando um ideal de “preciso disso” para uso e compra de produtos com ou sem necessidade de compra, com o aumento do ‘marketing’ gerou-se uma grande problemática do gerenciamento dos resíduos, quando mais consome/compra mais contribuem com a crise ambiental.
Percebe-se que a falha é histórica e pode ser que o professor não tenta tanta culpa assim, ele pode ser fator resultante da falha histórica, por não conseguir construir os conceitos, interdisciplinaridade, Meio Ambiente e Geografia não se pode esperar que ele tenha uma nova postura, ele se tornará professor linear. Deveria haver uma nova reforma pedagógica e incremento de novos saberes na educação superior? O problema está no Ensino Superior
No Ensino A formulação de novos paradigmas irá convidar aos integrantes intelectuais do ensino a pensar diferente, pode ser que a falha seja a forma que pensamos e agimos por ideais errôneos e falta de reflexão mais complexa, precisa de a teoria da complexidade ser estuda nos âmbitos educacionais. Por que será que nós enquanto profissionais não estamos questionamos os saberes que nos são concebidos nas universidades e pensamos jamais iríamos desenvolver.
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