A Educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas

A Construção do conhecimento interdisciplinar parte de ideais articulados.

Proveniente do movimento de massas cinzentas encontrados toda a mágica de  proporção do saber, o ser humano deve desenvolver uma inteligência global, inserida nas  complexidades dos saberes biológicos. Na Obra sete saberes necessários à Educação do Futuro  Morin salientam-nos a pensar:  

 

[…] A Educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver

problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral.  Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a  mais viva durante a infância e a adolescência, que, frequentemente, a instrução  extingue e que, ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de  despertar […] (MORIN, 2011, p. 37).




A Educação está impregnada em nosso país que te obriga a pensar da mesma forma que  seus mestres desenvolver apitião, compactua com a fragmentação do saber, não há construção de conhecimento se  fazer-nos a pensar que as opiniões que parte do princípio do saber único e pessoal, não deveria  fazer parte dos discursos, somos seres semelhantes que carregamos visões de mundo enraizada  nas nossas vivências culturais, somos únicos a refletir, devemos fugir do  posicionamento autoritário e arrogante que muitos o têm, por estar em posição privilegiada na  sala de aula. Jamais deveríamos aceitar questões como está em ambiente que proporcionam a  construção do conhecimento, somos um conjunto de saberes e infinitas possibilidades de  conhecimentos. 

A mente humana é, como dizia H. Simon, um G.P.S., General resolução de problemas. Contrariamente à opinião difundida, o desenvolvimento de aptidões gerais  da mente permite melhor desenvolvimento das competências particulares ou  especializadas. Quanto mais poderosa é a inteligência geral, maior é a sua faculdade  de tratar de problemas especiais. A compreensão dos dados particulares também  necessita da ativação da inteligência geral, que opera e organiza a mobilização dos  conhecimentos de conjunto em cada caso particular […] (MORIN, 2011, p. 36)

 

Acesse: http://escolaonline.praticandociencia.com.br/

Chamillo

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