Os Resíduos Sólidos possuem uma classificação segundo a sua estrutura.

Resíduos Sólidos possuem uma classificação segundo a sua estrutura Lixo é proveniente a “resto não utilizável” que não possuem serventia. Já os Resíduos Sólidos têm uma conjectura diferente é um “lixo” que pode ser reutilizável e até mesmo tornar fonte de renda para pessoas de baixa escolarização e estejam em condições socioeconômica precárias.

É muito comum atualmente o ser “pós-moderno” criar vários tipos: orgânicos, hospitalar, eletrônicos, nuclear, etc. Sendo que a estimativa é que produzimos a cerca de 1 kg por dia em outros países podem ultrapassar essa marca facilmente, precisando praticar um gerenciamento desses resíduos, uma das maiores problemáticas está na cultura dos desperdícios.

Os Resíduos Sólidos possuem uma classificação segundo a sua estrutura sendo eles: doméstico produzido em casa; comerciais; públicos; agrícola e industriais.  Eles podem ser classificados através das classes 1- Perigosos (inflamatórios, corrosivos, reativos, tóxicos e patológicos. Classe 2: não perigosos- classe 2 A- não inertes (combustíveis, biodegradáveis ou serem solúveis a água. Inertes- são os resíduos submetidos a testes de solubilização. Possuem características físicas: composição gravimétrica- Os Resíduos Sólidos possuem um Percentual de cada componente em relação ao peso total do “lixo”; peso específico, teor de umidade, compreensão e chorume.

 

O RESÍDUO EM SIMÃO DIAS-SE.

 

O Município está localizado a 100 km da capital Aracaju SE possui uma área territorial de 560.199 km² e uma população de 40.724 e de densidade demográfica 68,54hab/km² e um

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0, 604. A “Cidade” possui uma característica de urbanização ao nível pequeno e com característica Rural, está dentro do bioma Caatinga, faz  divisa entre Lagarto e Paripiranga-BA.

O Município está dentro CONSCENSUL-Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico e do Sul e Centro sul Sergipano os termos da Lei Federal n.º 11.107/2005 e Lei Federal 12.305 de 2010, consistem em gerenciar todos os Resíduos Sólidos possuem um objetivo de erradicar os lixões, orientando e dando origem a final adequada aos resíduos e um dos principais objetivos é a extinção dos lixões que são os maiores causadores de doenças em áreas urbanas.

O consórcio promove uma melhora no saneamento básico e gerenciamento dos Resíduos Sólidos gerando empregabilidade para a população de baixa escolaridade no município e uma das promoções e objetivações desse consórcio fortalecer as cooperativas de catadores e catadora de materiais recicláveis. Faz parte 15 municípios desse consórcio (Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estancia, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço verde, Riachão, Salgado, Simão Dias, Santa Luzia, Tobias Barreto, Tomá do Geru, Umbaúba e sua sede administrativa está localizada em Indiaroba SE e a coleta de Resíduos Domiciliar é feita semanalmente nos dias de Segunda e Quinta no turno matutino.




O município de Simão Dias estão ligados  alguns projetos que intensificam a melhora dessa (gerenciamento) de Resíduos Sólidos: PROJETO CATADORES FARDADOS, PROJETO EQUIPAMENTOS, PROJETO EPI’S, PROJETO ASSESSORIA, PROJETO COMPOSTAGEM NOS MUNICÍPIOS, PROJETO RECUPERA-SUL — CONSCENSUL, PROJETO BOLSA CATADOR — CONSCENSUL, PROJETO A3P — CONSCENSUL,

PANORAMA 2019/2020 – CONSCENSUL. O município ainda conta com algumas atividades relacionadas com o fortalecimento do consórcio e a coleta de Resíduos Sólidos com eventos, congressos e participação de gestores da CONSCENSUL.

Acesse: http://escolaonline.praticandociencia.com.br/

Chamillo

 

 

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso em 18-09-2021 as 15h https://www.ibge.gov.br/cidadeseestados/se/simaodias.html.

CONSCENSUL. Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano. Acesso em 18-09-2021 às 16h em: https://www.conscensul.com.br/index.html

CONSCENSUL. Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano Acesso em 18-09-2021 às 16:10  Conscensul Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

A Geografia é interdisciplinar em sua essência

dom maio 8 , 2022
A sua formação da vida e toda a estrutura do meio ambiente está impregnada desde a  formação do nosso planeta a 4. 5 bilhões de anos. Desde esse tempo pré-histórico o Meio  Ambiente já estava consagrado e com o surgimento do homem ele torna-se parte da sua  vivência. A partir […]