A História intensificou essa grande produção de Resíduos Sólidos

A questão dos Resíduos Sólidos não é um tema que podemos afirmar com clareza que seja atual, mesmo porque o “resto” que cada ser humano produz, já era produzido em épocas remotas desde no momento que o humano já entrava em desenvolvimento de habilidades cognitivas, não é sabiamente interessante usar meras suposições para entender esse contexto histórico, pois precisaria de um recorte bem profundo. O ser humano evoluiu cognitivamente associando assim a sua produção e ocupação, ou seja, a cada despertar cognitivo humano ele produzirá conforme a sua inteligência. Melhor explanando o primeiro ser rastejante que ganhou características humanas já conseguia produzir alguma categoria de resíduos. O Homem Sapiens no que lhe concerne, produz muito mais devido a sua maior relação, interação e atuação no meio que vive.

A História que intensificou essa grande produção de Resíduos Sólidos “inicia” século XVIII com a modernização do sistema de produção na indústria. Começa na Inglaterra oriundo das economias adquiridas através da colonização. Este processo deu-se um avanço significativo no mundo moderno, nesta época, produz conforme a necessidade vigente, a indústria começava a ganhar a sua autonomia (surgiam maquinas de fiar, tear e principalmente o vapor que abriu as portas para a evolução da indústria em ordem global.




Já a segunda revolução industrial acometida a outros países não europeus adquiria essa nova modalidade de produção e nesta época que iniciou a exploração de recursos naturais como fonte de energia,  acelerando a produção de produtos em larga escala e dentre outros: automóveis, energia elétrica, o cinema, etc. Já a Terceira Revolução globalizou a produção da indústria e inseriu novas modalidades com energia nuclear, produção de mídia, uso da ‘internet’ e comércio eletrônico se intensificando o mundo vivido freneticamente entre o paralelo positivo e negativo se dá devido a estes dois fatores mencionados a cima.

Atualmente a questão Resíduo Sólidos não visa compreender tão intensamente às questões ligadas ao passado e sim um resgate de informação. Ele se tornou questão de preocupação da atualidade e gerações futuras, pois há um estudo intenso para poder frear o acumulo e produção desses materiais. Com o advento da evolução humana ligadas a Revolução Industrial, comunicação e produção intensa tornou se uma preocupação de ordem mundial, agora existem várias correntes de pensamentos, leis que visam controlar a produção desses materiais, hoje tornou uns grandes problemas para os gestores (inter)nacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Os Resíduos Sólidos possuem uma classificação segundo a sua estrutura.

sáb maio 7 , 2022
Resíduos Sólidos possuem uma classificação segundo a sua estrutura Lixo é proveniente a “resto não utilizável” que não possuem serventia. Já os Resíduos Sólidos têm uma conjectura diferente é um “lixo” que pode ser reutilizável e até mesmo tornar fonte de renda para pessoas de baixa escolarização e estejam em […]